Wednesday 30 January 2008

É uma casa portuguesa, concerteza!

Faz hoje três semanas que cheguei... olhando para trás muito se passou, mais do que nas típicas três semanas a trabalhar em Portugal!



Uma das maiores mudanças desde que cheguei teve a ver com a estadia - no dia em que cheguei (dia chuvoso, por sinal!) fiquei alojado no quarto do Darran. Já o tinha visto em Novembro e pensei que "quartos destes não existem em Portugal! Se tudo correr bem e voltar para trabalhar, hei-de arranjar um destes!". Um destes, não... este! O Darran, sendo um tipo porreiro, cedeu-nos o quarto até que conseguissemos arranjar qualquer coisa para nós.


A minha primeira semana foi passada principalmente num apartamento com dois escoceses (sem kilt!) e uma escocesa (não sei se o namorado dela usa kilt!).


O adjectivo que melhor os define é: bacanos! Ou não fossem ambos fotógrafos, excepto a miuda, que trabalha numa institução de apoio a pessoas carenciadas. Estes foram ingredientes suficientes para que nos dessemos bem logo desde o início.



Aqui está um par de fotos do quarto onde ficámos (sim, o do Darran!)






Durante essa primeira semana foram muitos os apartamentos que vi, o melhor foi sem dúvida o das fotos seguintes. Tinha o pequeno incoveniente de ficar em cerca de 700£ (uns 1000€) por mês.

Chegámos à conclusão que arrendar um apartamento numa altura em que eu ainda nem sabia se e onde iria arranjar emprego era um pouco arriscado, para além de por aqui geralmente exigirem uma entrada de um mês / mês e meio. Também é necessário pagar o imposto municipal, que varia com as características da casa e localização. É um acréscimo de cerca de 140£ (180£) mensalmente que não ajuda o pessoal.

Por outro lado, arrendando um quarto pagamos pouco mais de metade da renda de um apartamento inteiro e a taxa municipal é dividida com o resto do pessoal.

Começámos então à procura de um quarto onde podéssemos ficar. Demorei quase uma semana inteira à procura de um local porreiro, existem muitos sites na net, para cada um é preciso ver quais os que aceitam casais, qual a localização, se é mobilado, etc etc. Demora mais tempo do que pode parecer à primeira.
No segundo fim-de-semana aqui passado visitámos vários quartos, o último que vimos no Domingo foi o mais interessante - entrámos, vimos, gostámos do quarto e da casa de banho apenas para nós, o casal parecia muito simpático! A conversa desenvolveu, perguntaram eles: "de onde é que são?". A Iza "Poland", eu "Portugal". Ouvi então um "éééééééééhhhhhhh!!!"
"Só um bacano Português solta tamanha exclamação", pensei eu. Ele chama-se Paulo, é trabalhador estudante, mais novo que eu e já casado, pobrezinho!
Tendo visto o apartamento e feitas todas as introduções, tendo definido as taxas e que não, não é preciso deixarmos caução porque portugueses que se encontram no estrangeiro são sempre amigos do peito, veio a pergunta de ouro da minha parte: "ouve lá, há por aqui algum sítio onde se possa comprar Bacalhau???"

Tudo isto se passou há quase duas semanas. Aqui estão umas fotos do quarto e sala:




De um modo geral este apartamento é bem mais confortável e acolhedor que o outro. A casa de banho privativa é para mim muito importante também... não que eu tivesse escolha e podesse ter ficado no outro, certo?

O último apartamento que vi antes de ter vindo para aqui era interessante pelo seu quarto sem janelas, colchão sem cama, cheiro intenso a caril na cozinha e, principalmente e acima de tudo, pelo Indiano que lá vivia. Chegou a Glasgow há cerca de 5 anos, tirou cá o curso e estava a trabalhar num banco. "O mais importante é saber falar bem. Se tiveres uma pronúncia correcta, é meio caminho andado para teres um emprego estável e progredires", disse ele com um indiano tão carregado que eu mal consegui compreender. A Iza, que geralmente compreende tudo o que eu não compreendo, não percebeu nada do que o indianito pequenito nos disse. Mas era um gajo porreiro, blusão de cabedal, simpático e com ar amarelado de comer tanto caril ;)

Thursday 24 January 2008

Glasgow - pt.3

Mais umas fotos tiradas por estes lados e mais alguma conversa!

Antes das fotos, 'bora colocar o pessoal em dia relativamente a umas quantas coisas desinteressantes:
- embora as datas dos posts comecem em Novembro, só escrevi este blog ontem e hoje, antes não tive tempo, porque...
- passei as últimas duas semanas à procura de local para ficar definitivamente e emprego, o que não é fácil nem rápido! Demorei uma semana a encontrar um quarto porreiro, hei-de falar acerca dele no próximo post!
- relativamente a emprego, consegui finalmente que alguma empresa de recrutamente olhasse para o meu CV! Felizmente foi a melhor empresa de recrutamento no ramo de civil e eles gostaram da minha experiência - anteontem telefonaram-me para marcar uma entrevista com eles, ontem arranjaram-me uma entrevista com uma empresa e para a semana vou ter outra entrevista. Estou confiante que mais cedo ou mais tarde vou começar a trabalhar, provavelmente até nesta próxima Segunda, dia 28!
- no meu 5º dia em Glasgow fui ver um quarto e, ao chegar a casa, reparei que a minha carteira tinha desaparecido, com todos os meus documentos e uma quantidade razoável de dinheiro em euros e pouco em libras. Passado uma semana alguém a entregou na polícia com todos os documentos e....... com todos os euros que eu tinha trocados para libras! O que quer dizer que não perdi dinheiro (ou muito pouco) e ainda me fizeram o favor de trocar os euros para libras! O pessoal daqui estranhou que alguém fizesse isso, mas foi bom, posso-me considerar sortudo
- a lei escocesa prevê que no caso de se entregar uma carteira perdida com dinheiro, a pessoa que entregou à polícia tem direito legal a 10% do valor contido!

Aqui vão mais umas fotos!

O metro é dos mais pequenos que existem, é apenas uma linha circular e as carruagens são mesmo baixas, com apenas 2 metros de "pé direito"! O que vale é que os escoceses não são tão altos como alguns alemães!



A principal rua comercial da cidade, Buchanan Street!

Mais umas fotos...




É incrível a quantidade de esquilos que existem por aqui. Infelizmente, são esquilos americanos, muito maiores e mais adaptáveis que os europeus (pequenos, alaranjados e com um penacho nas orelhas), pelo que lhes estão a roubar o território!



Mais uma foto da Universidade! Claro que existem muitos outros edifícios, aqui são os serviços centrais e pouco mais, tipo os edifícios adjacentes à torre da universidade, em Coimbra.

Tuesday 22 January 2008

Glasgow - pt.2

Uns dias depois fomos ver um quarto onde podessemos ficar, visto que aquele onde estávamos era emprestado pelo Darran. No caminho passámos pelo centro, onde tirei mais umas fotos:









Mais um facto interessante acerca de Escócia: a lei é baseada na lei romana, existem muitas construções romanas como as que se podem ver acima, mas os romanos nunca chegaram à Escócia! Em vez disso construíram um muro a separar a Escócia do resto do Reino Unido, visto que não encontraram nada de suficientemente interessante para estas zonas do Norte e queria manter os arruaceiros do Norte na sua terra. Depois veio o Mel Gibson e as coisas mudaram um pouco!




Quando vim à Escócia em Novembro tive uma boleia num carro muito parecido com este. Perguntei ao Darran se seria normal para um engenheiro civil ter um carro desses (um Audi A6 com duzentos e tais cavalos), ao que ele respondeu: "sim, sem dúvida... este é de um advogado!"
Espero que os advogados por aqui não ganhem mais que os engenheiros civis ;)

Monday 21 January 2008

Glasgow - pt.1

Cheguei dia 10 de Janeiro a Glasgow.

Pela primeira vez em dois anos de voos de baixo custo, aconteceu-me uma coisa maravilhosa ao sair do avião - apanhei chuvinha em cima! Pensei na altura: "vou ter que comprar pela primeira vez em... sei lá, 10 anos?... um chapéu de chuva!". Mais tarde vim a descobrir que o chapéu de chuva é para os fracos, aqui na Escócia homem que é homem com O grande não usa disso, prefere ensopar!
Mas como eu nunca fui dessas coisas, comprei e muito bem um chapeuzinho daqueles que se dobram, pequeninos e engraçados cabem em todo o lado!!
PS: "não esquecer de comprar um kilt a condizer!"

Mais informação da Escócia que geralmente não chega aos países mais a sul, incluindo Inglaterra: na Escócia o pessoal usa kilts, sim senhores, mas não por hábito - este pessoal usa o kilt assim como nós em Coimbra usávamos o traje universitário durante os tempos de estudante, isto é, em ocasiões especiais, tais como casamentos, baptizados, jantares especiais, etc etc
Para além disso, cada nome de família tem uma trama e cores específicas, pelo que se pode distinguir num casamento o pessoal de um e outro lado da família, por exemplo.
O Darran disse-me que eu deveria comprar um kilt um dia destes, eu perguntei assim com aquela curiosidade natural de Português qual seria o trama e a cor para a família Lourenço... "bem, existe uma trama específica para os estrangeiros!"
Não me consegui escapar com esta, por isso provavelmente terei que comprar um kilt um dia destes! Uma pergunta assalta-me a mente neste momento: será que terei que depilar as pernas para ficarem mais parecidas com as dos tipos deste lado? eheheheh

Ok, vamos às fotos que se faz tarde!


Aqui estão algumas na zona Oeste da cidade (West End), conhecida como a zona mais requintada:




Mais tarde colocarei mais fotos desta zona, quando tiver algumas melhores.

Há uns dias atrás fui almoçar com a Iza perto do local onde ela está a trabalhar desde que chegou, bem no centro da cidade.
Aqui estão umas fotos de lá e da volta que fui dar em seguida até chegar a casa.























Estas fotos foram tiradas em sequência desde o centro da cidade, com prédios mais altos, passando por um parque no centro da cidade em que se pode ver ao fundo a Universidade de Glasgow (o edifício com os pináculos), até chegar a West End. No centro da fotografia anterior aparece a janela do quarto onde ficámos durante a primeira semana em Glasgow.
Nessa noite fomos até à rua principal, que se pode ver na foto abaixo:

Tuesday 1 January 2008

A ida para a Escócia

Depois de conhecer o local, decidimos tentar Glasgow! Acordámos mudarmo-nos para lá no início de Janeiro - ano novo, vida nova (literalmente!)

Mas, antes de chegar à Escócia, fui passar a passagem de ano com a Iza a Cracóvia e, para lá chegar, fiz escala em Frankfurt onde vi a minha "buddy" dos meus tempos de Erasmus.


Aqui vão algumas fotos:



Vista geral de "um dos centros" de Frankfurt



Interior de um centro comercial com os enfeites de Natal:




Römer, praça em frente à Câmara Municipal de Frankfurt. Não digam a ninguém, mas os edifícios no fundo foram completamente destruídos na Segunda Guerra Mundial e reconstruídos tal como os originais, embora o pessoal de lá diga que aqueles é que são os originais!


Esta é a fachada da Câmara Municipal

A já conhecida panorâmica de Frankfurt sobre o rio

Eu e a Nadia, a minha "buddy" que me ajudou nos primeiros tempos de Erasmus em Frankfurt!



Cheguei a Cracóvia no último dia do ano. O pessoal por lá costuma fazer da passagem de ano um pequeno Carnaval, com festas temáticas. Este ano, o tema era "os anos 20". A Iza mascarou-se assim:

Eu mascarei-me assim: