Saturday 26 April 2008

Dublin, essa bela localidade!

Há quase duas semanas atrás chegou finalmente a altura de visitar mais uma capital europeia. Neste caso a capital mais próxima de Glasgow - Dublin.
A curiosidade de ver uma cidade de que já ouvi falar tanto aliado aos preços de avião baratos aos fins-de-semana e ao bom horário da Ryanair (o que é raro) convenceram-me a ir. Claro que o facto de o meu primo estar a viver lá também ajudou! :)

Sexta à noite meti-me no comboio a uma hora que poderia parecer bastante tardia para quem não conhece bem o modo de funcionamento da Ryanair - sem atrasos, cheguei ao aeroporto cerca de uma hora antes de o avião descolar. O meu web check-in poupou-me o trabalho de estar na fila do check-in no aeroporto, assim fui directamente para a zona de controle. Mais uma vez lá abriram a mochila, desta vez talvez não tenha sido pela barba e ar de Taliban porque até que a tinha mais aparada que habitualmente... mas o ar de turco não se desvanece facilmente!
Depois de uma curta espera lá começou o embarque no avião. Mais uma vez o check-in ajudou em muito, fui para a "priority queue", o que quer dizer que fui dos primeiros passageiros a embarcar. Assim sim, é viajar - barato e rápido :)

Ao descolar notei bem a diferença entre o inverno e a primavera por estes lados - quando cá cheguei em Janeiro o ocaso dava-se por volta das 17h30m, mas por estas alturas já se dá pelas 20h30m. No solstício de verão o sol põe-se por volta das 23h, para voltar a nascer às 3h.

A foto seguinte foi tirada às 21h do avião.


Já em Dublin aproveitei a dica de um residente e apanhei o autocarro em vez do expresso.


Tendo chegado ao centro por volta da meia noite, ainda havia muito que visitar! Dublin é conhecida pelos seus bares. Não tirei fotos à noite, máquinas fotográficas grandes e pesadas não se dão bem com bares e zonas duvidosas! Tirei no dia seguinte, mas antes disso...

Na manhã seguinte o grupo de portugueses que estava lá por casa saiu, passámos por algumas das partes mais interessantes da cidade. Aqui ficam algumas fotos.


Por alguma razão estranha Dublin pareceu-me muito com Amsterdão!
http://erasmus-frankfurt.blogspot.com/2005/05/amsterdam.html
http://photos1.blogger.com/blogger/1283/869/1600/blog085.jpg


(Achtung Irish polícia - bardzo fajna dupcia! - frase international!) lol


http://photos1.blogger.com/blogger/1283/869/1600/blog084.jpg


Chegámos à Universidade de Dublin. Tem uma zona antiga interessante, tirei por lá as seguintes fotos


My cousin at the Uni! :)


... e um palhaço qualquer que por lá espaçarava!



Interior de um dos edifícios da universidade.


A visita continuou fora da Universidade






Esta zona parece-se muito com Camden Town, em Londres!


A zona dos bares da noite anterior!


Espanha 3 - Portugal 1 :(


Um pouco mais tarde recusei getilmente um convite para ir com o meu primo ver um concerto e aproveitei para ir com um outro rapaz lá de casa até à beira-mar. Ele tinha uns assuntos profissionais a tratar por lá e eu uns assuntos fotográficos :)


Chegámos a Dún Laoghaire, que reza assim




Um sereio andou por lá a fazer umas demostrações de equilibrismo.



Wilson kaput!


Próxima manhã, depois de outra noite longa!



Der Mönch!




E foi assim o fim-de-semana, por isso não percam o próximo episódio porque nós... também não!!

Monday 14 April 2008

160 kms

Chego num sábado ao final da tarde, cansado mas com um sorriso nos lábios. Enquanto arrumo a bicicleta na pequena arrecadação olho para o conta-quilómetros - “160kms”. Centro e sessenta quilómetros em... 1 mês e poucos dias, nada mau!

A maior parte deles foi passado nas minhas voltas de fim-de-semana. Agora que voltava da última volta, apercebia-me que esta foi provavelmente a que me deu mais gozo...



Um dia em Edinburgo

Acordei num sábado como todos os outros. Sentia-me tonto - "ainda não me habituei ao maldito aquecimento!"

Levantei-me e tentei adivinhar o tempo lá fora. Tanto faz se vi a previsão no dia anterior, por estes lados não quer dizer nada. Estava cinzento e azul, tudo ao mesmo tempo. "Típico!"

Resolvi por logo em prática os meus planos de ir visitar a Falkirk Wheel. http://www.youtube.com/watch?v=-p9nyKZ_oa8

Peguei na bicla e bora apanhar o comboio. Comprei o bilhete para Filkirk, que fica na linha que liga Glasgow a Edimburgo. Sabia que a viajem iria demorar cerca de meia hora, tinha tempo, porque não tirar umas fotos pelo caminho?



Eis que o comboio parou, gente entrou, gente saiu, o comboio voltou a andar. Olhei para trás - "Falkirk High" - aarrrggghhhhh!!!
Bem, tinha tempo, o dia não estava mau, decidi ir até à próxima paragem e voltar para trás a pedalar. Não foi preciso mais do que 20 minutos sem que o comboio parasse para desistir dessa ideia. Passei ao plano B que só passou a existir quando o plano A - que não era plano algum - não resultou. Decidi ir até ao final da linha, até Edimburgo. A minha azelhice poupou-me metade do dinheiro da viagem, antes fosse sempre assim! :)

Chegado, já sabia onde ir. Afinal, esta era uma viajem que já tinha planeado, mas não para este fim-de-semana!
Dirigi-me à Royal Mile, desta ver para a ver sem chuva.
Decidi entrar na primeira catedral que me apareceu à frente, por incrível que pareça foi a primeira catedral que visitei na Escócia - a St. Giles Cathedral.




Subindo um pouco mais a Royal Mile chega-se ao castelo.


De um dos lados a vista é esta:


Do outro lado é esta:


E do outro esta:

E no interior do castelo vê-se:


O castelo fica no topo de um monte, tal como todos os castelos que merecem esse nome. Ao fundo avistei umas ruínas que me pareceram interessantes. Pareciam longe, mas estou aqui para a descoberta por isso claro que lá vamos! :)

Vim a descobrir que se tratava de Calton Hill, lá em cima tirei estas fotos:







Vi ao fundo um monte que me pareceu interessante. Havia pessoas no topo. Parecia alto, mas estou cá para a descoberta, mais uma vez a mente sonhou e o corpo andou :)


... mas antes de lá ir, passei por um ex-cemitério curioso!




A caminho do Holyrood Park onde se encontra esse monte, começou a chover torrencialmente. Quando cheguei a um abrigo, deixou de chover!
Comecei então a subida, tirei as seguintes fotos:






Não demorou muito a chegar ao pico, a 251 metros de altitude. Mas a empurrar a bicicleta, foi uma canseira!!!




Chegado lá acima e depois de umas fotos decidi atacar o lanche que tinha levado comigo. Quando tirei o saco de plástico apareceu um rebanho (ou é alcateia?) de corvos. Mesmo giros, sempre nervosos mas se eu atirasse um bocado de pão aos meus pés eles pouco hesitavam em o ir buscar! :)





Olhando lá para baixo, vi uma nuvem com ar de selvagem a aproximar-se! Por baixo dela estendia-se nevoeiro. Vou apanhar uma molha, tá claro... mas enganei-me! Não apanhei molha porque não era chuva, mas sim neve!



À medida que descia o monte a uma velocidade pouco recomendável para quem não tem capacete, descobri algo precioso: a neve ao bater na testa a alta velocidade DÓI que nem agulhas de acupunctura espetadas por quem não sabe da coisa na testa de um gajo!

O dia escureceu, decidi vir para casa! Mesmo assim, foi um óptimo dia em Edimburgo, posso dizer que já conheço um pouco da cidade.

Até à próxima!