Friday 30 May 2008

Couchsurfing

Permitam-me que vos fale de um site que me parece muito interessante: www.couchsurfing.com
Basicamente, consiste num site onde as pessoas se podem registar e indicar se têm em casa algum sofá/cama disponíveis para poderem receber pessoas. Quem quiser visitar um local, qualquer local no Mundo inteiro (incluindo Antártica), pode procurar nesse site os membros que existem nesse local e, depois de ver pelo perfil e os comentários de outros utilizadores se essa pessoa é porreira e boa anfitriã, enviar um e-mail a perguntar se lá pode ficar e esperar pela resposta. À partida pode parecer arriscado, mas existem vários mecanismos para minimizar o risco, tais como registar a morada – a pessoa que me receber fica mais assegurada se tiver a certeza de que aquela é a minha morada, se eu fizer estragos ela sabe sempre onde me encontrar! Depois também existem os comentários deixados por outros membros – é menos provável que eu seja um azeiteiro se muitos utilizadores me descrevem como uma pessoa bacana! :p


A partir deste site descobri a minha primeira experiência CS - uma festa em Edinburgo. Pensei que seria o ideal para me iniciar no surf dos sofás, porque é longe o suficiente para ser algo exótico mas perto o suficiente para voltar para casa se eu não gostasse do ambiente.

Disseram-me para chegar a partir das 18h, cheguei às 20h15m e fui o primeiro! Afinal não é só em Portugal que o pessoal se atrasa, não é só em Coimbra que se aplica o quarto de hora académico.

Relativamente à festa em si, foi uma noite óptima em que conheci pessoas espectaculares, aventureiras como eu ou mais. Foi uma festa que se prolongou por um fim-de-semana inteiro, até deu para ficar a conhecer melhor a cidade durante o dia.
Não levei o maquinão comigo, nunca se sabe como vai ser uma festa com pessoal desconhecido!

No entanto tirei fotos na segunda festa a que fui na semana seguinte, desta vez em Glasgow! O mote foi ver o festival da Eurovisão.
Parte do pessoal que lá estava já tinha ido à festa de Edimburgo. Embora fossem poucos, não conhecia a maior parte. Foi giro ter cada nacionalidade a suportar o seu país, estavam lá representados: Portugal, Espanha, França, Itália, Rússia, os Canadianos e Americanos apoiavam os que não estavam representados ;)

Acabou a Eurovisão, os russos saltavam de orgulho, não, não são russos daqueles que emborcam vodka para comemorar, estes nem sequer gostavam, a festa começou, eu a pedir para jogar twister mas não havia, bora a fabricar um que nem é difícil! Depois veio música, toda a gente a dançar mesmo sem saber como, depois a minha brilhante ideia – vamos ao limbo! Ainda hoje, quase uma semana depois, as minhas costas estão a recuperar, mas o que vale é que foi uma das melhores festas de sempre!!! Nunca tinha visto tanta empatia entre o pessoal que mal se conhecia ;)

O post já está grande, aqui ficam as fotos, que valem mais que mil palavras!
http://eurovision08.home.sapo.pt


Relativamente ao Couchsurfing, a informação está transmitida, por isso os aventureiros que comecem a experimentar! É possível uma pessoa juntar-se a vários grupos, muitos deles por cidade. Coimbra até que tem muita gente, embora não me pareça ser muito dinâmico. Convém apenas saber falar um inglês razoável!

Wednesday 28 May 2008

- Freedom -

Duas rodas significa para mim liberdade!

Liberdade de estar lá fora, sentir os elementos, o frio do vento na cara, a chuva, o calor do sol, visitar locais novos, ir onde quero. Nos últimos dois meses tenho feito exactamente isso de bicicleta, não só em Glasgow mas também em Edimburgo.
Para mim não há nada de mais relaxante do que descansar deitado na relva, a olhar o céu azul por cima de mim, depois de ter vencido a subida íngreme para chegar ao topo do monte.

A partir de agora, as minhas aventuras em duas rodas ganharam uma nova dimensão.


A foto seguinte explica tudo!




Já planeava há algum tempo arranjar um veículo motorizado que me permitisse deslocar-me para além das fronteiras da cidade, no fundo uma das principais razões que vim para aqui foi para conhecer não só as pessoas mas também a cidade e, por fim, o país.
Já conheci muita gente (e estou sempre a conhecer mais ainda), já visitei as duas principais cidades, só me falta conhecer o resto do país. Nesta altura, a paisagem escocesa encerra para mim muitas dúvidas que hei-de em breve dissipar. Toda a gente conhece algumas das paisagens, mas geralmente ninguém sabe onde elas são exactamente. Uma pergunta simples que esclarece o meu ponto de vista: a Escócia é um local com muitas árvores ou com poucas árvores? Grandes florestas ou é mais parecido com a tundra ártica? E as inúmeras ilhas, são habitadas por muitas pessoas ou poucas? Serão simpáticas como toda a gente diz? E em que zonas se fala ainda Celta? (sim, há zonas onde essa língua ainda se usa diariamente!)
Será possível observar a aurora boreal na ponta norte da Escócia? Será que no solstício de Verão chega a escurecer totalmente durante a noite?

Para aqueles que têm as mesmas dúvidas que eu, talvez ajude seguir o blog à medida que o for actualizando com as fotos das minhas viagens
No entanto, o blog não é este mas sim: http://viagens-2rodas.blogspot.com

Quando tiver alguma novidade nesse blog hei-de dizer qualquer coisa por aqui!

Aqui ficam mais umas fotos!





Em breve colocarei mais fotos deste dia no outro blog! :)

Tuesday 27 May 2008

Mais um concerto!

Duas noites mal dormidas depois da Queima e recebi novamente em Glasgow o meu primo, com mais um concerto na manga!

Desta vez combinei com ele e levei comigo a máquina fotográfica para tirar umas fotos. Estava na hora de a por a prova e ver se está à altura de tirar fotos profissionais com pouca luz, tal como em concertos!

Aqui ficam as fotos para apreciação!


Primeiro, um jantar com o primo e uma amiga dele, italiana!






Depois começou o concerto!


A abrir, os Sian Alice Group.








Em seguida, os The Black Angels!













Foi uma noite impecável e com bons sons :)

Próximo concerto - Ministry! Próxima sexta-feira, dia 30 :)

De volta a casa!

Há coisa de dois meses marquei uma viagem de avião para Portugal, fazia já uns meses que não visitava a família. Não é fácil arranjar uma viagem de avião barata e rápida daqui para Portugal, porque simplesmente não existem ligações de low-costs a operar desta zona para lá!

A opção mais rápida é fazer escala em Londres, a mais barata é que a escala seja durante a noite – saio de Glasgow na sexta à noite e chego ao Porto no sábado de manhã, o mesmo se passa ao voltar.

Então lá marquei a viagem de avião, só depois me apercebi de uma feliz coincidência: “vou na semana da Queima!!!! ‘ Yeah!” eheheh

A semana da Queima tem muitas vantagens, principalmente no que respeita a ver amigos e fazer actividades diferentes, como ir a concertos e afins.

Então aqui fica um pequeno resumo do meu tempo em Portugal, com algumas fotos!

Cheguei Sábado de manhã ao Porto, depois de uma noite mal dormida! Depois de um abraço apertado à família e de um pouco de descanso em casa, lá fui encontrar o pessoal do curso. A noite começou com um jantar no chinês e acabou a voltar a casa já era dia, depois de uma noite óptima em que conheci umas pessoas espectactulares!



O pessoal da Universidade


Comer no chinês dá nisto! :p


Sylvie, uma das minhas melhores amigas! Muitas saudades!


Tânia, também uma grande amiga... e a banana, amiga dela! :p


Tânia outra vez e a Patrícia, a pessoa que mais gostei de conhecer durante a minha semana em Portugal.



Martini women


AAAAAAAAAAtirei o pau ao gato-to.....




Casa cheia, esta é apenas uma das 3 ou 4 tendas da Queima, para além do espaço ao ar livre lá fora!


A hora de ir para casa chegou com a manhã. Na foto, eu e a Cabra! (o sino da torre da Universidade, lá ao fundo)


Domingo, porque não ver o cortejo? A mana também ía, aqui está a foto da praxe!



Já em Coimbra, aqui estão umas fotos para os turistas!






Segunda foi o dia de combinar um jantar com o “trio maravilha” – eu, a prima e a Joana! Estranhei quando alguém propôs trocar os habituais fast-foods baratos por um restaurante no centro da cidade, mas pensando bem o ordenado no final do mês altera o pensamento do pessoal que em tempos foi estudante!

Acabou por ser um jantar surpresa com alguns dos meus melhores amigos. Acabou com os pais a aparecerem a mostrar que sabiam da surpresa. No meio da diversão ainda houve direito a uma prenda - um pequeno livro composto por fotos minhas desde pequeno e pequenas histórias contadas por todos os presentes!



Dia seguinte, altura de ir à praia com a amigona Maria (de mota, claro), com paragem obrigatória em Tentúgal para matar a fome dos pastéis! :)


Nas dunas não há vento, foram umas horas óptimas passadas aqui, com um pequeno problema...



... o problema de apanhar um escaldão! Nessa noite acompanhei a mana até ao Baile de Gala! Ela estava mesmo gira, eu vermelho!



Mais um concerto!

O tema deste ano do baile era banda desenhada, olha aqui o Pato Donald!

Que giros! eheheh

O resto do tempo foi mais dedicado à família e a um ou outro amigo a quem tinha prometido algum tempo. Mesmo assim faltou o tempo para muitos outros – se fores algum desses, olha.... desculpa lá, fica prá próxima! Ou melhor, dá cá um salto que ainda é mais divertido.


Domingo foi o dia para voltar, desta vez durante o dia. Cheguei a Londres no final da manhã, o dia estava tão bonito que decidi passar o tempo lá fora na relva em vez de no interior do aeroporto. Imitei aos camónes que por lá vegetavam, com direito a tirar a t-shirt e tudo! “Em Roma, sê romano!” ou no equivalente em Inglaterra – “se faz sol, tira a t-shirt onde quer que estejas!”. É que este pessoal por aqui chega a andar de tronco nu no meio da cidade! eheheheh


No final, foi uma semana inesquecível com a família e os melhores amigos do mundo!
A Queima também ajudou, claro!


Obrigado a todos do fundo do coração, em especial para a família - foram 5 estrelas!