Monday 25 August 2008

Eu, Robinson Crusoe


No fim-de-semana de 18-20 Julho dei comigo preso numa ilha com um grupo de cerca de 20 pessoas que não conhecia de lado nenhum, para ter um dos melhores fins-de-semana de convívio em muito tempo!



Mais um vez tudo começou ao pesquisar os grupos de convívio de Glasgow e Edimburgo no Couchsurfing. Descobri que iria haver um convívio numa ilha deserta durante esse fim-de-semana - nós, surfistas do sofá, encontrámo-nos na sexta-feira ao final da tarde para fazer a travessia para a ilha durante a maré baixa, numa altura em que o caminho não está submerso.
Depois disso, é rezar para que não falte nada porque nessa pequena ilha não existem lojas, água corrente, nem mesmo casas de banho!


View Larger Map


Aqui ficam algumas das fotos que mais gostei. No final existe um link para mais fotos.


Existe na ilha um bunker, passámos uma parte da primeira noite lá dentro para fugirmos à chuva que havia lá fora. A luz fraca e a presença de mais de 20 pessoas num espaço pequeno enquanto lá fora chovia criou uma atmosfera especial!







No próximo dia, Sábado, o tempo ficou melhor, deu para explorar um pouco a ilha









Abraço de grupo! :)


Domingo foi dia de voltar e de tentar bater o record de número de itens dentro de um carro (ver fotos no link abaixo)



O resto das fotos estão AQUI

Tuesday 19 August 2008

Um fim-de-semana em família!


Após a visita, nos últimos meses, de vários elementos da minha família (curiosamente, ambos sendo primos afastados), chegou a vez da parte mais importante me visitar - os pais!


Numa tarde em meados de Julho dirigi-me à estação dos comboios para me encontrar com os meus pais, dois meses depois de os ter visto em Portugal.

A primeira reacção deles foi "a estação é muito gira, um encanto!"

Pouco tempo depois, já perto de casa, alguém dizia com um ar de descontentamento na cara "hmmm, para dizer a verdade não gosto, é uma zona um bocado duvidosa"

Passo a explicar - a zona imediatamente a sul do rio Clyde era, até há uns anos atrás, uma zona industrial, assim como a maior parte do resto de Glasgow. Está neste momento em processo de transformação, acredito que em breve será uma das zonas residenciais mais procuradas. Também não ajudou o facto de uma parte do trajecto ter sido junto ao rio, que estava incluído nessa zona industrial e que por isso é... feio! Está também em remodelação, o que lhe dá um aspecto ainda pior!

Ok, fotos!

Uma das primeiras "atracções" onde os levei foi o meu restaurante favorito, com comida óptima (e, digamos, acessível) e uma decoração original. É o "The Butterfly and the Pig", com preços de aproximadamente £9 - £14 por pessoa.


Aproveitámos nesse dia para dar uma passeio até à Necropolis, mais longe do que me parecia pelas voltas de bicicleta!




Depois de se terem ambientado, alugámos um carro e aproveitámos para dar umas voltas.

Visitámos os arredores de Glasgow e seguimos para norte para visitar o Loch Lomond, visto nas fotos seguinte - nela não dá para ver que tem uma extensão de aproximadamente 33kms.




Passámos pelo Trossachs National Park e nele por meia dúzia de lagos. Um dos mais bonitos foi o Loch Katrine, que mostro em seguida.




Aqui está uma foto da famelga, tirada um pouco depois num vale adjacente ao Loch Lomond! :)


No dia seguinte, visitámos Edimburgo!

Aqui estamos no bar do Parlamento Escocês.


Ao subir a Royal Mile, passámos por um casamento. O tipo com a gaita de foles lá atrás era a banda! :p


Algumas das ruelas!


O castelo no topo da rua mais conhecida de Edimburgo.


O museu do Whisky.

Foi por estas alturas que a Sr. Graça me disse que achava Edimburgo a cidade mais bonita que já tinha visitado, embora muito a par com Viena d'Austria.


Para acabar bem o dia, mais um restaurante - o Balbir's, com comida indiana.


E não muito longe de lá, Ashton Lane! :)


Foram 5 dias, mas que deram para eles terem uma boa ideia da Escócia e mais importante que tudo, matar um pouco as saudades!

Beijos grandes para os pais, que mais cedo ou mais tarde devem ler isto!

Now in English!

After some requests I decided to start writing this blog also in English.
The link of the English version is: http://portuglasgow.blogspot.com/

Enjoy!