Friday 17 October 2008

O Festival da Franja! (Fringe Festival) ;)


Oficialmente, o nome é: "Edinburgh Festival Fringe"
Decorre durante todo o mês de Agosto, em Edimburgo.

É o maior festival de artes do Mundo!

Um pequeno resumo:
Como todos os festivais, começou timidamente, em 1947. Alguns artistas de teatro não tinham sido convidados para o então Festival Internacional de Edimburgo, mesmo assim deram os seus espectáculos de uma forma independente. Com os anos o número de artistas foi crescendo e ficando mais organizado. Hoje existem centenas de eventos programados e outras centenas de artistas que mostram as suas habilidades pelas ruas - a maioria na "Royal Mile", a rua principal de Edimburgo, mas muitos outros espalhados um pouco por toda a cidade.

Passei um dia em Edimburgo, tinha a minha máquina comigo e decidi tirar umas fotos durante os 3 minutos em que me encontrei de passagem pela Royal Mile.

Aqui vão as fotos





Perto dessa rua existe um jardim enormes, as Meadows, também com muitos artistas.


O Elvis Chinês também por lá estava! (no fundo da foto, à esquerda)





No final do dia a rua da primeira foto estava um pouco mais vazia, como se pode ver abaixo.


Existem muitos números dentro de portas, muitos outras pelas ruas... todos os dias, durante um mês inteiro!
Muitos eventos precisam de bilhetes, alguns deles esgotam meses antes, por isso se alguém estiver com ideias de visitar Edimburgo para o ano, pensem com muita antecedência o que querem ver - Site Oficial

Saturday 4 October 2008

Férias Suecas!



Como se um mês depois fosse pouco tempo passado para actualizar o blog, desta vez estou a escrever com dois meses de atraso!


Por onde começar?
Final de Julho, planos para as férias de Verão - nenhuns! Estava a tentar poupar os dias a que tinha direito para ir a casa no Natal, por isso estava certo que não teria férias este Verão, à semelhança do ano passado. O director da empresa onde estava a trabalhar telefonou-me no final da tarde da última Sexta de Julho, 20 minutos depois estava a limpar a minha secretária. Comigo, sairam daquela empresa mais um terço dos engenheiros. Parece que a crise é internacional e uma empresa exclusivamente dedicada à consultoria no mercado da construção civil não se aguentou muito bem.

O choque não foi grande, toda a gente com quem falei parece ter ficado mais preocupada que eu. Afinal tinha algumas poupanças, passei a ter tempo, não tinha grandes responsailidades - 0 empréstimos, 0 filhos (pelo menos que seja do meu conhecimento! eheheh), 0 problemas em me mudar para Portugal caso não tivesse outra hipótese.

Não demorou muito até me ter apercebido que afinal ía ter tempo para algumas férias. Portugal era impossível, os preços de avião atravessam a barreira do ridículo para quem já está habituado a low-costs. Decidi então ir à Suécia!
Porquê Suécia? Porque tenho lá amigos que já não via há muito, porque ouvi que é um país bonito, porque os bilhetes de avião eram baratos, porque me apetecia visitar um sítio novo.






Malmö

Cheguei a Malmo no segundo Sábado de Agosto.
Trata-se da terceira maior cidade da Suécia, com uma população de 282.000 (Glásgua 580k, Edinburgo 448k, Porto 240k, Lisboa 564k)

Foi óptimo ver os amigos. Aqui ficam algumas fotos da primeira noite na Suécia, onde fui a uma muito típica noite de... salsa!





A manhã (digamos "tarde") seguinte foi para visitar Malmo.


A arquitectura é interessante, geralmente combina o clássico com o moderno.


Cheguei à praia, a brisa era quente ao contrário do que eu estava à espera de encontrar nesse país semi-tropical chamado Suécia. Disseram-me que a semana anterior tinha sido uma das mais quentes de que há registo!



Ao olhar para o estreito reparei nuns estranhos pináculos que sobressaiam da água. "Copenhaga!"
Oresund é o nome do estreito que separa a Suécia e a Dinamarca, Malmo e Copenhaga. Ficou conhecido no mundo da engenharia e não só pela travessia ferro e rodoviária única, composta por uma ponte seguida de um túnel, tudo durante a travessia de 8kms do rio.
A Dinamarca era já ali a uns escassos quilómetros, passou a fazer parte dos meus planos fazer uma visita a mais uma capital europeia.



O edifício estranho que se pode ver no mar confirmou uma ideia que tinha há anos acerca dos Suecos - adoram o nudismo. Trata-se de uma "casa de banhos frios", construída há 28 anos atrás. As pessoas costumam lá ir o ano inteiro para a banhoca geladinha e, para aqueles que acham piada, se despirem em frente a toda a gente.


Outro edifício chamou-me a atenção - "The Twisting Torso", projectado pelo arquitecto espanhol Santiago Calatrava (o mesmo que projectou a Estação do Oriente no Parque das Nações e o Museu Guggenheim em Bilbao) e inaugurado no dia 27 de Agosto de 2005.


Voltando-me de costas para o mar, gostei dos grandes campos relvados.



Wester Harbour, o porto localizado a sudoeste do centro da cidade, começou a ser remodelado em 2001 para transformar a zona industrial em residencial - um pouco como aconteceu com a Expo98, mas numa escala menor.
É agora um local óptimo para passear e relaxar, por isso havia tanta gente por lá no final dos dias de trabalho.











Nessa noite, jantar típico sueco, com muitas salsichas!




Um parque em Malmo no final do dia.






A prova de que a Suécia é o país mais verde do mundo está aqui - toda a gente tem uma bicicleta! Pensando bem nisso, provavelmente há mais bicicletas do que pessoas, um pouco como acontece com os Portugueses e os telemóveis!
A próxima foto mostra um dos quatro parques que existem à volta da estação de comboios.



A praça central.




À noite.






Copenhaga

Tive a oportunidade de visitar Copenhaga por um dia. À chegada, a primeira ideia que tive foi que é muito parecida com Amesterdão.
É uma cidade agradável mas cara - sim, mais cara que Malmo, razão pela qual tantos habitantes andam a comprar lá casa, promovendo um mercado da construção activo.


...também com muitas bicibletas!







A praça central, com um edifício austero, provavelmente a Câmara Municipal.




À medida que fui avançando, continuei com a ideia de que a cidade se parece não só com Amsterdão mas também com muitas das cidades alemãs!












A rua entre os dois edifícios lembrou-me um daqueles guettos que se costumam ver nos filmes da Segunda Guerra Mundial. Sinistro!



A Pequena Sereia, uma pequena estátua com resmas, paletes de pessoal à volta a olhar, tirar fotos, etc - amigos, não é assim tão interessante!!!







Outra estátua, uma cópia em tamanho real da "David", do Michelangelo - aqui encontrei dois turistas!



Parece-me que os arquitectos acham este edifício interessante, para mim parece-me qualquer coisa saída da guerra das estrelas - provavelmente o palácio do Darth Vader!! :p





Tirei esta foto em Amsterdão - blog original do meu Erasmus aqui). As casas não parecem ser as mesmas?






Lund

Todos os caminhos vão dar a Roma; Todas as bicicletas vão dar à Suécia!

Facto curioso acerca da Suécia - imensas bicicletas, lojas por todo o lado com biclas caras nas montras, nenhuma de jeitos na rua!
Emprestaram-me uma, para dizer a verdade era apenas uma relíquia! Devia estar num museu, parecia ter sido construída por Neandertais ou outros humanoides esquisitos, antes de a roda ter sido inventada! O que é que se há-de pensar de uma bicicleta sem alavancas para os travões?

Continuando - agora tinha uma bicicleta. O que fazer com esta piece de resistance, tecnologia de ponta da era egípcia? Porque não tentar fazer 16kms no outro lado da estrada (relativamente ao que já estou habituado), num veículo que devia vir acompanhado com livro de instruções, até Lund?

Uma hora depois e tendo sobrevivido algumas experiências quase fatais, que nada tiveram a ver com o facto de os carros andarem todos no lado errado da estrada ou por me ter esquecido que uma pasteleira não é bem a mesma coisa que uma BMX, lá cheguei a Lund!






Lund é uma cidade assim-assado, mais nada!












Ystad

Mais um dia e uma nova oportunidade de visitar outras partes da Suécia. Desta vez fui até à ponta sul da Suécia, à cidade de Ystad.

Desse dia retenho o maravilhoso sol que me acompanhou sempre - de facto foi o primeiro e único dia este ano em que usei uma t-shirt o dia todo -, a pequena cidade, o exército a combater uma ameaça terrorista e uma sestinha agradável nas pedras desconfortáveis de um molhe.


Aqui estou eu depois de ter acordado da minha sesta, com as costas em estado miserável, tal como se pode ver no meu ar de dor!



O eclipse que veio a seguir fez-me lembrar o fim do Mundo...


Olhei para o lado e vi o exército a apontar as metrelhadoras para um tipo com ar de turco, barba grande e casaco de penas preto. Dirigi-me a esse rapazola de bom aspecto e perguntei-lhe que se passava. Afinal ele era apenas um turista português que tinhas as máquinas fotográficas dentro do casaco, devem tê-las confundido com qualquer coisa sinistra!





A última noite na Suécia - Hassleholm!

Nessa noite havia festa nas ruas, pessoal muito fixe! Foi uma grande noite :)


De volta a Gotemburgo para apanhar o avião, foto tirada no terminal Nils-Ericson - desenhado por Nils Torp, ganhou o prémio Kasper Salin em 1996.


On the way back to Scotland, the landscape looked nice. So nice that I really hope to go there next summer for a (motor)bike ride through Denmark!





- THE END -