Wednesday 26 November 2008

Monday 24 November 2008

Mariazinha

8 meses depois de ter chegado à Escócia recebi a primeira visita de Portugal não pertencente à família.

A Isabel, Maria para mim, chegou ao final da tarde do dia 17 de Setembro, Quarta-Feira, a Glasgow.
Teve a felicidade de ter chegado a Glasgow na altura do Glasgow Open Doors Day, um evento em que vários edifícios históricos da cidade são abertos ao público, para além de vários eventos culturais, etc etc.

No dia seguinte, Quinta-Feira, o dia da Maria foi preenchido a visitar a cidade e com alguns eventos que eu tinha programado. No entanto, a noite foi em Edimburgo. A minha prenda de aniversário, embora muito atrasada, foi um bilhete para o musical Flashdance.


Nunca fui o maior fã de musicais, mas tenho que confessar que gostei deste!

Dia seguinte, Sexta, início do fim-de-semana. Durante o dia a mesma coisa para a Maria, visitar a cidade, à noite começámos por um jantar no meu restaurante favorito.




Depois fomos a um Ceilidh!




Sábado tive tempo para também aproveitar essa semana cultural, por isso fomos até uma igreja ouvir um tipo conhecido a tocar no orgão.




Ao sairmos, a Maria disse-me: "vou sair da Escócia triste se não tiver visto um daqueles castelos no meio de um lago!" ao que respondi "É longe, mas vamos lá então!"

Fomos até ao Kilchurn Castle, que fica no Loch Awe, a cerca de hora e meia de distância de Glasgow.

Aqui está a foto que tirei desse castelo em Fevereiro, quando o vi pela primeira vez do outro lado do rio.


E aqui estão as fotos que tirei agora, em Setembro.












E assim se passaram 5 dias agradáveis na Bonnie Scotland! :)

O novo emprego

Como já referi anteriormente, no final de Julho saí, juntamente com outros engenheiros, da empresa onde estava a trabalhar. Comecei à procura de emprego mas a crise no mercado da construção não me facilitou a vida.

Um mês depois, no final de Agosto, estava decidido a arranjar qualquer coisa até que conseguisse encontrar um emprego decente. Contactei uma empresa de recrutamento e no dia seguinte recebi uma chamada de manhã para começar a trabalhar daí a uma hora, precisavam de alguém que ajudasse a descarregar as bebidas das carrinhas de distribuição para os bares. Gostei da ideia, pelo menos ía ficar a conhecer todos os bares da zona e a maior parte do tempo era passado a viajar de um lado para o outro.
À medida que me aproximava da empresa para a qual ia trabalhar, recebi uma chamada, desta vez de uma outra empresa de recrutamento, a oferecer um lugar numa empresa de engenharia, para começar logo no dia seguinte.
A empresa era em Edimburgo, ainda nesse dia fui até lá para preencher os papéis e obter mais informações acerca do que iria fazer.

Resumindo, era a empresa ideal para mim, tinha tudo aquilo que eu estava à procura e mais: uma empresa média em que eu teria alguma relevância, uma boa empresa a julgar pelos vários prémios que já ganhou, especialista em cálculo estrutural e reabilitação de edifícios... perfeito!
Disseram-me que consegui aquele emprego muito em parte devido à referência dada pelo meu antigo colega e patrão, o Tom - parece que foi tão boa que eles não pensaram duas vezes em me aceitar na empresa :)

No dia seguinte comecei a trabalhar. Ainda antes de chegar ao escitório, adorei o local onde estava, uma rua histórica, lindíssima, no centro de Edimburgo - Leith Walk.

Depois adorei ainda mais os projectos em que comecei a trabalhar. Aqui vão alguns exemplos daquilo em que tenho trabalhado nos últimos dois meses, desde que comecei:


The Unicorn - um navio de guerra da era Napoleónica, restauração do casco (no fundo é como restaurar uma casa de madeira, a estrutura é a mesma mas virada de pernas para o ar!)



St. John's Church - adição de um centro de visitas



Sir Walter Scott's House - restauração da casa do Escocês mais famoso de todos os tempos



E por fim...

Rosslyn Chapel - restauração da capela e adição de um novo centro de visitantes




Sim, é esta a capela do Código da Vinci!! :)

Wednesday 19 November 2008

Thursday 13 November 2008

A pescaria!

23 de Agosto... foi a peixeirada!!!



Fui pescar com o pessoal do meu antigo escritório, aqui ficam as fotos










No caminho de volta fiz um pequeno vídeo




No final ganhei o prémio do maior peixe, infelizmente não tirei nenhuma foto (porque estava com o peixe na mão, claro!!)
Mas era um pouco maior que o peixe que podem ver 3 fotos atrás.

PS: todos os peixinhos foram devolvidos ao mar, excepto as cavalas, que como o nome indica não são peixes mas sim equídeos com sabor a peixe. Foi uma grande jantarada nessa noite!

Monday 10 November 2008

Volta à ilha de Skye

20 e 21 de Agosto, apenas alguns dias depois da volta de mota até ao Sul da Escócia, recebi um convite: "que tal irmos de carro até Skye, com os meus tios?"
Pareceu-me boa ideia! Tinha planos de lá ir de mota, mas ir de carro não impedia que eu lá voltasse mais tarde em duas rodas, desta vez com conhecimento do local e podendo visitar as zonas mais interessantes!

Saímos na Quarta-Feira, 20 de Agosto, cedo de manhã.
O plano era demorar um dia para chegar a Skye e outro dia para voltar, sempre por estradas diferentes para se visitar mais do país.

Parámos no Loch Lomond, ainda perto de Glasgow, para mostrar a paisagem ao pessoal que estava na Escócia de passagem.


Passámos pelo meu vale preferido das redondezas por indicação minha :)


...embora com um dia nublado não seja tão interessante!


Mais à frente parámos no castelo de Inverary



Ponte na foz do Loch Etive - sim, isso quer dizer que alguns lochs têm foz, isto é, são abertos, com ligação ao mar, logo têm marés. Existem outros lochs, como o Loch Lomond ou Loch Ness, que são fechados, logo sem marés e com águas mais calmas.


Castle Stalker


Chegámos a Fort William à hora do almoço. Infelizmente o tempo não ajudou a ver o topo da montanha mais alta do Reino Unido, o Ben Nevis. Fort William é uma vila localizada no sopé deste monte, que se ergue 1344 metros desde o nível do mar (em Fort William) até ao seu cume.


Continuámos caminho, com algumas paragens para esticar as costas!



Até que as paisagens típicas das Highlands começaram a aparecer...


Até que entrámos no vale das "cinco irmãs" - 5 cumes seguidos localizados à direita da estrada


A estrada estava um pouco escorregadia, o que me deu uma oportunidade para ser o fotógrafo de serviço :p


Ao fundo o Eilean Donan Castle, um dos castelos mais conhecidos da Escócia



Entrámos finalmente em Skye, o tempo não melhorou, pelo contrário, foi ficando pior à medida que avançámos para norte. Quase chegados ao norte da ilha (que tem uns 60 kms de extensão), parámos junto a um precipício, que teria uma vista bastante melhor num dia solarengo!


Ficámos numa pousada "no meio do nada"! Mesmo assim interessante e com pessoal fixe! ;)


Os portugueses tinham que se por a cozinhar, claro está!





Na manhã seguinte, do lado de fora da pousada a vista era a seguinte (clicar para ampliar)


Continuámos caminho





Até que finalmente o tempo começou a melhorar!











Portree, uma vila pituresca!



Voltámos pela mesma estrada, valia a pena rever as paisagens do dia anterior com sol.






Não muito longe de Glasgow e já de noite passámos por Glen Coe, um vale que pareceu impressionante apesar de já estar escuro.


Foi uma viagem boa, com uma companhia óptima e tempo péssimo (ocasionalmente bom!)

Fiquei com vontade de voltar à ilha de Skye de mota, num dia solarengo, dessa vez com a vantagem de poder parar sempre que quiser tirar uma foto :)
Relativamente a Glen Coe, não demorou muito até eu lá ter ido de mota, por isso não percam as actualizações!!