Monday 14 July 2008

Céilidh

Céilidh é uma dança tradicional escocesa e irlandesa.

Por vezes vê-se na televisão, uma banda a tocar uma música animada com violinos e outros instrumentos e as pessoas a acompanharem com uma dança colectiva.
Começa com um dos elementos da banda a explicar os passos, cada pessoa tem um par no início da dança, que pode ou não manter até ao final, dependendo se é uma dança com troca de parceiro ou não.
Todas elas são colectivas, isto é, um par nunca dança sozinho, está sempre incluído numa roda ou formação.


A noite começou com um jantar de despedida de dois amigos, o Juan, espanhol, e a Giusepina, italiana. São dois amigos que vim a conhecer melhor nos últimos dois meses e que tenho pena que tenham ido embora. Aqui estamos nós na foto :)







Passámos daqui para o meu primeiro Ceilidh, 5 meses após ter chegado a Glasgow. Uma das raparigas que estava connosco nunca tinha ido a um... apesar de já cá estar a viver há 3 anos!

As fotos seguintes foram tiradas por outro pessoal. Neste caso estou sempre com o mesmo parceiro porque aquelas onde estou foram tiradas durante a mesma dança. É interessante que nunca se dança sempre com outra pessoa, muitas vezes o par até é desconhecido - foi o que aconteceu na dança ilustrada nas fotos, não conhecia a mulher de lado nenhum!! (e que tronha! eheheh)








Estava calorzinho lá dentro, mas eu não era o único "sweating like a pig", como me disseram! O espanhol, para ser camarada, acompanhou-me neste ponto!





Para quem tem genica, é algo a não perder numa visita à Escócia, mas aqui fica o aviso - é muito cansativo!

No comments: