Monday 24 March 2008

Touring Around!

Aqui vão umas fotos de Glasgow!

Tirei-as no decorrer das últimas 3 semanas, desde que comprei uma bicicleta para poder visitar a cidade e chegar mais rapidamente ao trabalho.


Junto ao rio encontra-se o Science Centre, aqui vão umas fotos:





No centro da cidade existe a George Square


O Paulo acompanhou-me nesta volta

Num outro dia descobri um pequeno canal, achei piada porque estava no meio de uma encosta.

No lado oposto da fotografia anterior podia-se ver o seguinte

E aqui está o veículo que me permitiu dar estas voltas

São poucas as zonas verdes e calmas que se encontra na cidade. Entre estas encontram-se algum cemitérios, que têm uma estranha beleza...



Continuando caminho para Norte saí da cidade e entrei no campo. Aqui está uma vista típica...

Quando parei para tirar a foto, um certo canídeo veio a correr com béus e má disposição, disse-lhe para não ser mau que ele até que tinha ar de simpático. Olhou-me de lado, deu meia volta e foi embora. Minutos depois voltou com uma bola na dentuça - queria brincadeira :)




Conseguem ver o anjo no céu?

Tive pena de este monte, que dava para ver ao longe, não estar ao alcance das minhas pernas... hei-de lá ir, um dia!!

Nessa noite o por-do-sol rezou assim:


Outro dia, outro fim-de-semana, outra volta!

Aqui está uma foto do estádio do Celtic, especialmente para os sportinguistas (clicar na imagem para ampliar e ler o que está escrito no verde da parede)

Mais tarde descobri por coincidência uma pista pertencente ao "Circuito Nacional de Ciclismo". Corre junto ao Clyde (rio que passa por Glasgow) para Este.
Encontrei na margem este banco de jardim, com uma inscrição a relatar a perda de um filho com 16 anos, suponho que no rio. Dá vontade de sentir e pensar na vida...

Um pouco à frente, mais um cemitério! Gostei desta lápide, com o historial das pessoas que aqui foram sepultadas. Começou com um escocês em meados do século XVIII e estendeu-se até ao final do século passado. Pais, mães, filhos, toda uma família separada por século e meio unida neste local.

Pelo caminho encontrei estas duas pontes desactivadas. A primeira permite a circulação de peões, a segunda está fechada a sete chaves!!



"time to go home!"

Para a próxima volta prometo fotos com mais verde e mais sol!! :)

Sunday 23 March 2008

O Pessoal - Parte 1

Escoceses, uns bacanos!

Cheguei a uma festa onde não conhecia toda a gente. Como sempre, as apresentações foram singulares para um português: apresenta-se um rapaz, aperto de mão (tudo normal!), apresenta-se uma rapariga, aperto de mão novamente!! O beijinho a que estou habituado faz sempre um pouco de falta, mesmo nas apresentações, mas suponho que esta afirmação apenas tem lógica quando enquadrada com o meu "background" cultural, isto é, ao que estou habituado!






A festa decorreu, poker, bebidas, muito riso... no final, quando todos já se conhecem, já existe alguma cumplicidade, vem a parte da cultura escocesa que mais aprecio: toda a gente se despede com um abraço! Não é apenas um daqueles abraços tão fugidios como o "beijinho", que existe durante uma décima de segundo... é um abraço sentido, apertado, daqueles que sabem bem no momento da despedida, como se não se fosse ver a outra pessoa durante muito tempo! "Então até à próxima, adorei a festa, da próxima vez há-de ser lá em casa!" (como eles não percebem português, tenho sempre que dizer a mesma coisa logo a seguir em inglês! :p )



Sinto que esta vai ser o característica da cultura escocesa que mais vou sentir falta quando de cá sair!

Monday 10 March 2008

Glasgow by Night - parte 1

Ganhei o hábito de andar sempre com a máquina fotográfica comigo de um lado para o outro. É grande e pesada, mas nunca se sabe quando vai ser precisa por isso mais vale estar sempre ao meu lado.
Certo dia saí de casa sem a máquina, foi dos poucos em que pensei que não valia a pena levá-la. Ao passar na ponte por cima do Clyde, vi o por-do-sol mais bonito deste ano e provavelmente do ano passado. Corri para ir buscar a máquina a casa, quando voltei toda a beleza já se tinha dicipado. Aproveitei para tirar umas fotos na zona, que fica a 5 minutos a pé de casa.

Aqui estão as fotos.





Ando a planear há que tempos uma expedição fotográfica nocturna, ainda não tive a paciência para pegar na máquina e sair de casa. Espero poder postar a "Glasgow by Night - parte 2" em breve.


Um outro dia, uma outra noite. Tinha a máquina comigo, tirei uma foto ao bar onde fui com o pessoal. Aqui está uma foto de um dos inúmeros bares em Glasgow, para abrir o apetite para um futuro post acerca dos bares que existem por aqui.





That's all, folks!

Tuesday 4 March 2008

Contactos

Aqui ficam os meus contactos para quem quiser comunicar:

Morada:
Joao Miguel Lourenco
3/5, 161 West Street
G5 8BN Glasgow
Scotland

Número de telefone:
00447942582813


Arriverdeci!

The Office

Acordei na quinta-feira, dia 7 de Fevereiro, com um telefonema a perguntar a disponibilidade para uma entrevista. “At any time”, respondi eu.
Uma hora depois estava eu a ter uma entrevista com o director de uma empresa de engenharia civil. “O ideal para mim era empregar alguém que aqui podesse ficar 5, 10, 20 anos... era o ideal para a companhia!” - “Só posso prometer 1 ano, mais do que isso não é certo”. Penso que o Ian gostou da minha sinceridade, no final da entrevista ofereceu-me o cargo.
“Vais começar como técnico de desenho, durante alguns meses, depois subirás de posição e começarás a ter um papel mais importante nos projectos que te são entregues, inclusivé ir às obras, etc” - era exactamente o que eu queria! Comecei a trabalhar na segunda-feira seguinte no gabinete de engenharia "T Lawrie & Parteners"


A LOCALIZAÇÃO

É boa! Estou a trabalhar a 15 minutos a pé de casa, por isso não pago dinheiro em transportes. Comprei ontem uma bicicleta, espero que a partir de agora passe a demorar menos tempo :)


"DRESSING CODE"

Não estou habituado a ter um "código de como vestir", por isso foi um alívio para mim quando me disseram que neste gabinete também não há. O facto de o gabinete onde a Iza trabalha ter um "dressing code" assustou-me um pouco, mas afinal não houve razões para stresses... até ter entrado pela primeira vez no gabinete! Toda a gente sem excepção usava fato - sapato reluzente - gravata mal amanhada. E eu de jeans e camisa!
Tive que investir no meu guarda-roupa, principalmente num casaco e sapatos.

Os primeiros sapatos em 15 anos :)



O PESSOAL

Passado três semanas toda a gente que conheci é porreira, simpática, um ou outro mais tímido à boa maneira britânica, mas ao contrário dos outros países frios, aqui os tímidos são a excepção à regra!

O Tom é um tipo nos seus cinquentas, "forte", com barriguinha que deve ter dado muito trabalho a criar e manter, mas que dá a impressão de ser um doce de pessoa só de olhar para ele. É o meu "chefe", quem me diz o que fazer e como. O aspecto não engana, é super simpático, brincalhão e com um sotaque escocês que nem mesmo muitos escoceses percebem!! Tem vinte e tais anos de experiência no terreno, por isso há mesmo muito a aprender com ele.

Mas, afinal, o que estou eu a fazer?


O TRABALHO!

O que faço é simples de explicar e nem por isso complicado de executar. Trata-se de uma empresa de "utilities", o que tem um significado diferente do português - dedica-se ao projecto de estradas e drenagem de águas pluviais e domésticas. No fundo é isso que eu faço, passo a pormenorizar um pouco mais para quem não tem muito contacto com engenharia civil:
1 - Entregam-me geralmente a planta de uma urbanização, tem os lotes com as suas casas e a estrada. Tenho que ver se a estrada está regulamentar (isto porque aqueles arquitectos adoram inventar) e colocar a planta de Autocad toda bonita, com as cores correctas para que a impresão se consiga perceber. No fundo este primeiro ponto é para corrigir os erros que não deveriam existir da parte dos arquitectos!
2 - Tendo a planta da urbanização acordada com o gabinete de arquitectura, trata-se de dimensionar, primeiro, a drenagem das águas pluviais de acordo com os regulamentos da "Scottish Waters" - colocam-se as caixas de visitas, sarjetas, canalização, etc de acordo com as tabelas;
3 - Dimensiona-se a canalização com o auxílio de dois programas de cálculo!

No fundo é isto, quando o processo estiver bem esquematizado é coisa para demorar um dia por urbanização. Não é difícil, mas há muitos projectos logo há sempre trabalho a fazer!


Já tinha estudado algo parecido com isto, já tinha trabalhado um pouco nesta área, mas nada de tão extensivo! É bom para mim, por ser uma área da engenharia civil com a qual ainda não tinha tido muito contacto e que me poderá ser muito útil mesmo que no futuro não enverede por este ramo!

Passemos a um assunto com fotos!! :)


O DIA-A-DIA

Trabalho das 8h15 às 17h. Não custa assim tanto levantar cedo e é óptimo sair às 17h, principalmente para alguém que durante um ano saiu às 19h e nos 6 meses seguintes nem tinha hora de saída! Ainda melhor: às Sextas saio às 16h! :)

7h15
A primeira coisa a fazer de manhã é espreitar lá para fora para analisar o tempo! Geralmente está mau, por vezes horrível, por vezes bom... mas geralmente mau, isto é, céu nublado e com períodos de precipitação fraca a moderada, com vento de oeste.

Ontem, no entanto, algo de diferente se passou - acordei, olhei lá para fora e estava tudo branco! Já tinha perdido a fé de ver neve por aqui, agora que até já entrámos em Março. No entanto, o único verão decente deste Inverno caiu apenas ontem!

8h05
A caminho tirei estas fotos





8h30m
Estou instalado e preparado para começar a trabalhar! À minha volta só vejo um deserto de mulheres - aqui só trabalham homens, o que poderá ser um pesadelo para muita gente.
Ligo o Outlook e lembro-me que o mail é a única forma que tenho de contacto com a net! Tudo o resto, incluindo Explorer, Messenger, etc, está bloqueado (excepto hora de almoço).
E no entanto, gosto disto assim! Dá uma estranha paz ao espírito, não há distracções. É um pouco da filosofia de ir estudar para uma biblioteca na época de exames em vez de ficar em casa.


10h00
Algo lá fora me capta a atenção. Apercebo-me que não é a melhor altura do dia para os fumadores :p






17h00
Saio e a neve já quase derreteu toda! A temperatura por aqui raramente é negativa, por isso não é tão frio como dizem. Aliás, em Portugal, no Inverno, sai-se de manhã de casa com o casaco, chega-se ao escritório que é muitas vezes frio, à hora do almoço há o strip porque até que faz calor e para o final da tarde 'bora a vestir tudo outra vez. Aqui é simples: uso uma camisa e um casaco! Se estou na rua uso sempre casaco, se estou no escritório o casaco está sempre no cabide. É fácil de habituar e muito prático.



Vista do meu quarto!


E é tudo acerca do meu trabalhinho aqui pela Escócia. Em termos de ordenado, digamos que é algo do tipo "mais do dobro de em Portugal". Os preços das coisas não chegam a ser o dobro em média, por isso poupa-se bem mais (quando se quer, porque a oferta também é muita!)

Mas isso é outro episódio.