Tuesday 4 March 2008

The Office

Acordei na quinta-feira, dia 7 de Fevereiro, com um telefonema a perguntar a disponibilidade para uma entrevista. “At any time”, respondi eu.
Uma hora depois estava eu a ter uma entrevista com o director de uma empresa de engenharia civil. “O ideal para mim era empregar alguém que aqui podesse ficar 5, 10, 20 anos... era o ideal para a companhia!” - “Só posso prometer 1 ano, mais do que isso não é certo”. Penso que o Ian gostou da minha sinceridade, no final da entrevista ofereceu-me o cargo.
“Vais começar como técnico de desenho, durante alguns meses, depois subirás de posição e começarás a ter um papel mais importante nos projectos que te são entregues, inclusivé ir às obras, etc” - era exactamente o que eu queria! Comecei a trabalhar na segunda-feira seguinte no gabinete de engenharia "T Lawrie & Parteners"


A LOCALIZAÇÃO

É boa! Estou a trabalhar a 15 minutos a pé de casa, por isso não pago dinheiro em transportes. Comprei ontem uma bicicleta, espero que a partir de agora passe a demorar menos tempo :)


"DRESSING CODE"

Não estou habituado a ter um "código de como vestir", por isso foi um alívio para mim quando me disseram que neste gabinete também não há. O facto de o gabinete onde a Iza trabalha ter um "dressing code" assustou-me um pouco, mas afinal não houve razões para stresses... até ter entrado pela primeira vez no gabinete! Toda a gente sem excepção usava fato - sapato reluzente - gravata mal amanhada. E eu de jeans e camisa!
Tive que investir no meu guarda-roupa, principalmente num casaco e sapatos.

Os primeiros sapatos em 15 anos :)



O PESSOAL

Passado três semanas toda a gente que conheci é porreira, simpática, um ou outro mais tímido à boa maneira britânica, mas ao contrário dos outros países frios, aqui os tímidos são a excepção à regra!

O Tom é um tipo nos seus cinquentas, "forte", com barriguinha que deve ter dado muito trabalho a criar e manter, mas que dá a impressão de ser um doce de pessoa só de olhar para ele. É o meu "chefe", quem me diz o que fazer e como. O aspecto não engana, é super simpático, brincalhão e com um sotaque escocês que nem mesmo muitos escoceses percebem!! Tem vinte e tais anos de experiência no terreno, por isso há mesmo muito a aprender com ele.

Mas, afinal, o que estou eu a fazer?


O TRABALHO!

O que faço é simples de explicar e nem por isso complicado de executar. Trata-se de uma empresa de "utilities", o que tem um significado diferente do português - dedica-se ao projecto de estradas e drenagem de águas pluviais e domésticas. No fundo é isso que eu faço, passo a pormenorizar um pouco mais para quem não tem muito contacto com engenharia civil:
1 - Entregam-me geralmente a planta de uma urbanização, tem os lotes com as suas casas e a estrada. Tenho que ver se a estrada está regulamentar (isto porque aqueles arquitectos adoram inventar) e colocar a planta de Autocad toda bonita, com as cores correctas para que a impresão se consiga perceber. No fundo este primeiro ponto é para corrigir os erros que não deveriam existir da parte dos arquitectos!
2 - Tendo a planta da urbanização acordada com o gabinete de arquitectura, trata-se de dimensionar, primeiro, a drenagem das águas pluviais de acordo com os regulamentos da "Scottish Waters" - colocam-se as caixas de visitas, sarjetas, canalização, etc de acordo com as tabelas;
3 - Dimensiona-se a canalização com o auxílio de dois programas de cálculo!

No fundo é isto, quando o processo estiver bem esquematizado é coisa para demorar um dia por urbanização. Não é difícil, mas há muitos projectos logo há sempre trabalho a fazer!


Já tinha estudado algo parecido com isto, já tinha trabalhado um pouco nesta área, mas nada de tão extensivo! É bom para mim, por ser uma área da engenharia civil com a qual ainda não tinha tido muito contacto e que me poderá ser muito útil mesmo que no futuro não enverede por este ramo!

Passemos a um assunto com fotos!! :)


O DIA-A-DIA

Trabalho das 8h15 às 17h. Não custa assim tanto levantar cedo e é óptimo sair às 17h, principalmente para alguém que durante um ano saiu às 19h e nos 6 meses seguintes nem tinha hora de saída! Ainda melhor: às Sextas saio às 16h! :)

7h15
A primeira coisa a fazer de manhã é espreitar lá para fora para analisar o tempo! Geralmente está mau, por vezes horrível, por vezes bom... mas geralmente mau, isto é, céu nublado e com períodos de precipitação fraca a moderada, com vento de oeste.

Ontem, no entanto, algo de diferente se passou - acordei, olhei lá para fora e estava tudo branco! Já tinha perdido a fé de ver neve por aqui, agora que até já entrámos em Março. No entanto, o único verão decente deste Inverno caiu apenas ontem!

8h05
A caminho tirei estas fotos





8h30m
Estou instalado e preparado para começar a trabalhar! À minha volta só vejo um deserto de mulheres - aqui só trabalham homens, o que poderá ser um pesadelo para muita gente.
Ligo o Outlook e lembro-me que o mail é a única forma que tenho de contacto com a net! Tudo o resto, incluindo Explorer, Messenger, etc, está bloqueado (excepto hora de almoço).
E no entanto, gosto disto assim! Dá uma estranha paz ao espírito, não há distracções. É um pouco da filosofia de ir estudar para uma biblioteca na época de exames em vez de ficar em casa.


10h00
Algo lá fora me capta a atenção. Apercebo-me que não é a melhor altura do dia para os fumadores :p






17h00
Saio e a neve já quase derreteu toda! A temperatura por aqui raramente é negativa, por isso não é tão frio como dizem. Aliás, em Portugal, no Inverno, sai-se de manhã de casa com o casaco, chega-se ao escritório que é muitas vezes frio, à hora do almoço há o strip porque até que faz calor e para o final da tarde 'bora a vestir tudo outra vez. Aqui é simples: uso uma camisa e um casaco! Se estou na rua uso sempre casaco, se estou no escritório o casaco está sempre no cabide. É fácil de habituar e muito prático.



Vista do meu quarto!


E é tudo acerca do meu trabalhinho aqui pela Escócia. Em termos de ordenado, digamos que é algo do tipo "mais do dobro de em Portugal". Os preços das coisas não chegam a ser o dobro em média, por isso poupa-se bem mais (quando se quer, porque a oferta também é muita!)

Mas isso é outro episódio.

No comments: