Vir à Escócia e não visitar as Terras Altas é como ir a Roma e não ver o Papa, com uma ligeira diferença – é mais fácil e provavelmente mais barato ver as montanhas do Norte da Escócia do que o Santo Pontífice (mas não se fiem em mim porque nunca tentei ver o rapaz, não sei se é difícil!)
No final de Abril passado recebi a segunda visita de uma amiga que já me tinha visitado no ano anterior - a Maria, desta vez acompanhada de amigos!
Claro que para além de Edimburgo, tivemos que passar pelas Highlands, numa viagem de um fim-de-semana.
Primeira foto rumo a norte, ao entrar nas Highlands.
Inverness, capital das Terras Altas.
O rio chama-se Ness, a água que drena vem obviamente do Loch Ness!
A amigona!
O castelo, um dos pontos mais interessantes numa cidade tão pequena!
No dia seguinte, Sábado, rumámos em direcção a Durness, na ponta noroeste da Escócia. A zona oeste da Escócia, de onde arrancámos essa manhã, é maioritariamente plana, como se vê na foto.
Ao contrário de Portugal, é invulgar encontrar casas isoladas no meio do nada, porque as pessoas que nelas vivem têm sérias dificuldades no Inverno ao ficarem inacessíveis devido à neve.
"Atenção, ovelhas na estrada!" - é verdade que o pessoal que tem inglês como língua materna não costuma falar outras línguas, mas pelo menos preocupam-se com a segurança da estrangeirada!
A Maria perdida nas terras altas!
Ao entrar na minha zona preferida das Terras Altas, uma das mais bonitas da Escócia!
Para quem não sabe, a Escócia tem algumas das melhores praias da Europa, é pena a água não ser mediterrânea - mas pensando bem na costa oeste de Portugal é quase tão fria como aqui!
O condutor a testar o grau!!
Smoo cave vista do lado de fora...
...e por dentro!
A diferença que dois meses e meio fazem na Escócia - a próxima foto e esta, tirada no início de Julho do ano passado!
Achmelvich, onde pernoitámos.
Depois do por-do-Sol e antes de ir dormir deu-nos a fome por isso fomos até à pequena aldeia ali perto, Lochinver. Às 9 da noite apenas um bar estava aberto, a servir umas sandes manhosas e umas sopas Knorr. Ao jantar ouvimos ou impensável - alguém falava português ali ao lado!
Descobrimos que havia ali ao lado um porto de pesca onde uma embarcação espanhola constituída principalmente por portugueses costumava atracar. Os pescadores eram super-simpáticos e convidaram-nos para uma visita guiada pelo barco - aqui estão as fotos!
Sardinhada à uma da manhã! :)
Último dia de viagem, no regresso passámos pelo Loch Ness.
Loch Lochy!
Por fim, o mítico Glen Coe!
3 comments:
Oi!
"Dei de caras" com o teu blog e gostaria de saber se nos poderias dar algumas dicas sobre a Escócia.
Eu e mais uns amigos vamos em Fevereiro por uma semana e para já temos poucas referências.
Pelas fotos dá para perceber que conheces muito bem o país!
Olá, estou decidido a mudar-me para a Escócia e gostaria de saber se poderia contar com a sua ajuda em algumas dúvidas que tenho ainda.
Obrigado, cumprimentos
EI!!! Sei que já estamos em 2013 e o blog é apenas até 2009. Tens algum contacto? Estou a viver nas highlands desde janeiro e encontrei o teu blog agora ;) brutal* espero resposta =p
Post a Comment