Sunday 10 February 2008

Passeio numa Tarde de Inverno

É incrível como o tempo pode escassear quando uma pessoa não tem "nada que fazer"!
No final da semana passada (quando coloquei o último post) fui a uma entrevista de emprego, disseram-me que iria demorar uma semana até que me dissessem o resultado, pelo que eu teria que esperar uma semana sem fazer "nada" - pensei que, agora que a procura pelo quarto e pelo emprego tinham terminado, eu teria finalmente tempo para ler um pouco, dar umas voltas pela cidade, escrever com um pouco mais de paciência e dedicação no blog, tratar de algumas fotos que tenho no computador, etc etc... de tudo isto, tive apenas tempo para uma volta pela cidade!

O dia nasceu solarengo. Nestas terras do Norte muito a Norte, isso quer dizer que o dia nasceu por volta das 8h30m da manhã!
Levantei-me ao nascer do sol, ainda com sono mas feliz por ver um raio de sol brilhar por entre os cortinados. Já não tinha uma visão destas há uma semana e a última tinha sido um "bluff", também nesse dia me levantei, cheguei à janela, olhei lá para fora e os 5% da porção azul de céu que brilhava num mar de nuvens cinzentas em breve foi engolido pelo vento e pela chuva.
Mas este dia era diferente, o céu era azul apenas azul, as nuvens brancas brilhavam no horizonte mas não com o ar ameaçador a que estou habituado.
"Vai ser hoje que vou aproveitar para dar uma volta de bicla!" - depois de o Paulo me ter disponibilizado a bicicleta dele uns dias antes.


Parti à aventura!
Comecei por seguir o rio, que passa perto do apartamento, para jusante!







Até agora já conhecia esta parte do rio porque fica perto de uma empresa onde tive uma entrevista. Por entre a boia pode-se ver o centro de exposições de Glasgow, onde fui há duas semanas a uma feira de emprego. Apercebi-me então o quão dinâmico é o mercado de trabalho nesta zona - centenas, mesmo milhares de oportunidades de emprego num só placar gigante. Por trás dele existiam vários stands com ainda mais ofertas.


Segui até ao "porto" de Glasgow. Hoje já não resta muito de porto, é uma zona nova e de luxo onde existe um Imax e o Museu da Ciência, respectivamente à esquerda e centro da fotografia seguinte:








Existem em Glasgow umas 4 pontes para trânsito rodoviário e provavelmente o dobro de pontes pedonais. De cima de uma dessas tirei a seguinte foto, o edifício é um hotel qualquer provavelmente caro.

Junto ao rio existem vários caminhos pedonais onde se encontra constantemente pessoal a correr de um lado para o outro. É bastante agradável ver que o pessoal, independentemente da idade, sexo e religião, cuida do seu corpo e pratica exercício regularmente. É um hábito que não se encontra muito por Coimbra, mesmo apesar de lá termos mais condições para o jogging - por aqui nada chega aos calcanhares do Choupal!


Um museu, não o fui ainda ver por isso não posso especificar mais... mas o edifício é interessante!

Ao fundo pode-se ver o edifício principal da Universidade de Glasgow, já tinha postado uma foto parecida anteriormente.



Junto à Universidade e bem no centro da cidade existe um parque enorme e muito interessante, com muitos esquilos, patos, etc etc.

Descobri na minha volta um parque de "acrobacias", decidi por à prova a minha perícia com a bicicleta de montanha, mas percebi que nem ela é o ideal para acrobacias nem eu sou grande mestre com o pedal!


As fotos seguintes foram tiradas no parque:





Um pouco mais tarde cheguei ao centro comercial da cidade. A rua principal é a da fotos seguinte, já tinha postado uma foto desta rua tirada à noite.



Nessa rua encontrei um grupo no mínimo interessante: dois músicos africanos a batucar e um escocês a "folear"! O resultado foi e-x-c-e-l-e-n-t-e !! Tenha pena de não ter sido possível gravar o espectáculo, mas infelizmente as máquinas fotográficas reflex ainda não dão para fazer vídeo!


Continuei os descobrimentos tugas por Glasgow! Do parque dos esquilos que fica a oeste do centro, passei pela rua principal (Buchanan Street) e acabei no Glasgow Green, o parque enorme que fica a este do centro.

As fotos seguintes mostram o caminho até lá chegar e o parque em si.





Uma estufa...


Para aqueles que pensam que os povos do norte têm mais cuidado com a poluição e são amigos do ambiente, podem ver a foto seguinte que foi tirada no mesmo local da foto anterior, bem no centro do Glasgow Green. A chaminé é de uma fábrica da cerveja Tenents. O cheiro que por vezes varre o parque, trazido pelo vento, é no mínimo intenso!

"Só me faltam os tremoços... ah pois, não gosto de cerveja!" - É a vida ;)








No comments: