Saturday 2 February 2008

"Na Escócia, se apanhas mau tempo...espera meia hora!"

"Na Escócia há um ditado: se o tempo está mau... espera meia hora!"
Foi esta a frase que persistiu na minha cabeça durante um mês, até ter chegado à Escócia! Tudo isto porque, na minha última viagem de mota (relatada em http://viagens-2rodas.blogspot.com/) ao visitar o Cabeço da Neve no Caramulo, conheci um casal de ingleses no mínimo interessante.
O Roger tinha aos meus olhos um ar de Holandês. Fiquei confundido quando, ao passar por mim, ele me disse um "Bom Dia" com um sotaque quase Português, ainda mais porque isso se passou da parte da tarde!
Os minutos passaram enquanto eu comi o típico farnel (podem gozar mas que deu jeito, deu!!) e apreciava a estrangeirada a olhar para o mapa. Sabia que ele não era Português por o volante estava do lado errado.
Meti conversa. A Jane saiu do carro nessa altura, afinal eram Ingleses! Ela vinha a Portugal todos os anos desde a sua juventude. Conheceu a Jane há uns anos e decidiu mostrar-lhe Portugal. Por estas alturas, tinham acabado de comprar uma casa perto da Lousã, adoraram as montanhas e as gentes e decidiram ficar por cá. Agora que existem operadoras de baixo de custo já dá para ter várias casas em países diferentes.
"Curioso, são vocês a vir para cá e eu a ir para lá! Vou para Glasgow daqui a um mês com a minha namorada, trabalhar uns tempos, conhecer o país!" Conversa puxa conversa, falámos das diferenças entre os países, das coisas boas e más. De tudo isso, duas coisas me ficaram na cabeça: "o teu inglês é óptimo, não vais ter problemas por lá, embora o sotaque da Escócia até seja difícil para nós Ingleses" e "não é a melhor altura para ir para a Escócia, frio e chuva não faltam! Mas há um ditado que reza assim: na Escócia, se apanhas mau tempo, espera meia hora!"

A primeira, não posso confirmar ou "desconfirmar" porque não me consigo avaliar a mim pelos olhos (ou ouvidos) dos locais, mas a segunda, é assim assim verdade! Explico: raramente acontece em Portugal o tempo estar instável, vir sol e chuva no mesmo dia. Acontece, mas meia dúzia de vezes por ano, diz-me a estatística calculada em cima do joelho.
Desde que aqui cheguei, devo ter apanhado uns 4 dias de sol sem nuvens. Nos outros dias houve praticamente só nuvens, mas o sol espreita sempre, nem que seja por 5 minutos!

Com tudo isto, o que quero dizer? Que o tempo não se decide, tem uma crise de identidade! Que se agora está a chover torrencialmente, daqui a 5 minutos não estará de certeza. Com sorte, daqui a 10 minutos estará um sol radioso e daqui a 15 minutos a maior parte do céu estará azul. É preciso aproveitar a aberta porque vem mais chuva logo a seguir. O português daqui de casa diz que o sol aqui é tão raro, mesmo no verão, que quando as temperaturas sobem até aos 20ºC (sendo esta a temperatura média máxima anual) e está sol, alguns brancas de neve chegam a tirar as t-shirts e andam de tronco nu na rua. Ainda pensam que os azeiteiros só existem em Portugal? ;)

Para o post não ser chato aqui vão duas fotos ilustrativas. Este tipo de fotos, com sol em primeiro plano e céu carregado no fundo, são muito difíceis de tirar em Portugal - acreditem em mim porque por muito que eu procure este tipo de cenas que são sempre fotogénicas, muito raramente as encontro! Aqui, isto acontece quase diariamente :)




Afinal o mau tempo não é assim tão mau, pelo menos em termos de fotografia.
Para além disso, penso que nunca dei tanta importância à luz solar como agora, o que faz com que eu aprecie muito mais cada bocadinho de sol do que dantes. Estranhamente, acaba por ser quase que terapêutico: dar o que é bom, mas só um bocadinho, só o suficiente para matar a sede mas ficar a desejar por mais.
Finalmente tenho razões para ter um amigo de fantasia - vou-lhe chamar São Pedro e antes de sair de casa vou sempre ter uma conversa com ele de homem para homem ;)

Horas da caminha!

No comments: