Wednesday 30 January 2008

É uma casa portuguesa, concerteza!

Faz hoje três semanas que cheguei... olhando para trás muito se passou, mais do que nas típicas três semanas a trabalhar em Portugal!



Uma das maiores mudanças desde que cheguei teve a ver com a estadia - no dia em que cheguei (dia chuvoso, por sinal!) fiquei alojado no quarto do Darran. Já o tinha visto em Novembro e pensei que "quartos destes não existem em Portugal! Se tudo correr bem e voltar para trabalhar, hei-de arranjar um destes!". Um destes, não... este! O Darran, sendo um tipo porreiro, cedeu-nos o quarto até que conseguissemos arranjar qualquer coisa para nós.


A minha primeira semana foi passada principalmente num apartamento com dois escoceses (sem kilt!) e uma escocesa (não sei se o namorado dela usa kilt!).


O adjectivo que melhor os define é: bacanos! Ou não fossem ambos fotógrafos, excepto a miuda, que trabalha numa institução de apoio a pessoas carenciadas. Estes foram ingredientes suficientes para que nos dessemos bem logo desde o início.



Aqui está um par de fotos do quarto onde ficámos (sim, o do Darran!)






Durante essa primeira semana foram muitos os apartamentos que vi, o melhor foi sem dúvida o das fotos seguintes. Tinha o pequeno incoveniente de ficar em cerca de 700£ (uns 1000€) por mês.

Chegámos à conclusão que arrendar um apartamento numa altura em que eu ainda nem sabia se e onde iria arranjar emprego era um pouco arriscado, para além de por aqui geralmente exigirem uma entrada de um mês / mês e meio. Também é necessário pagar o imposto municipal, que varia com as características da casa e localização. É um acréscimo de cerca de 140£ (180£) mensalmente que não ajuda o pessoal.

Por outro lado, arrendando um quarto pagamos pouco mais de metade da renda de um apartamento inteiro e a taxa municipal é dividida com o resto do pessoal.

Começámos então à procura de um quarto onde podéssemos ficar. Demorei quase uma semana inteira à procura de um local porreiro, existem muitos sites na net, para cada um é preciso ver quais os que aceitam casais, qual a localização, se é mobilado, etc etc. Demora mais tempo do que pode parecer à primeira.
No segundo fim-de-semana aqui passado visitámos vários quartos, o último que vimos no Domingo foi o mais interessante - entrámos, vimos, gostámos do quarto e da casa de banho apenas para nós, o casal parecia muito simpático! A conversa desenvolveu, perguntaram eles: "de onde é que são?". A Iza "Poland", eu "Portugal". Ouvi então um "éééééééééhhhhhhh!!!"
"Só um bacano Português solta tamanha exclamação", pensei eu. Ele chama-se Paulo, é trabalhador estudante, mais novo que eu e já casado, pobrezinho!
Tendo visto o apartamento e feitas todas as introduções, tendo definido as taxas e que não, não é preciso deixarmos caução porque portugueses que se encontram no estrangeiro são sempre amigos do peito, veio a pergunta de ouro da minha parte: "ouve lá, há por aqui algum sítio onde se possa comprar Bacalhau???"

Tudo isto se passou há quase duas semanas. Aqui estão umas fotos do quarto e sala:




De um modo geral este apartamento é bem mais confortável e acolhedor que o outro. A casa de banho privativa é para mim muito importante também... não que eu tivesse escolha e podesse ter ficado no outro, certo?

O último apartamento que vi antes de ter vindo para aqui era interessante pelo seu quarto sem janelas, colchão sem cama, cheiro intenso a caril na cozinha e, principalmente e acima de tudo, pelo Indiano que lá vivia. Chegou a Glasgow há cerca de 5 anos, tirou cá o curso e estava a trabalhar num banco. "O mais importante é saber falar bem. Se tiveres uma pronúncia correcta, é meio caminho andado para teres um emprego estável e progredires", disse ele com um indiano tão carregado que eu mal consegui compreender. A Iza, que geralmente compreende tudo o que eu não compreendo, não percebeu nada do que o indianito pequenito nos disse. Mas era um gajo porreiro, blusão de cabedal, simpático e com ar amarelado de comer tanto caril ;)

1 comment:

Joana said...

aaii!!! porra! q invejaaa! a casa parece mesmo mt fixe! e o pessoal tb! espero q corra tdo mt bem e que sejas mt feliz aí.

qq dia aceito mesmo o teu convite para dar ai um saltito! (mas n quero ver gajos de kilt :P gajo que é gajo usa calças, ora!:P)
ermmm... eles fazem a depilaçao? :S

mts beijitos! ***

PS: sp arranjaste um sítio pa comprar bacalhau? hehe