Monday 21 January 2008

Glasgow - pt.1

Cheguei dia 10 de Janeiro a Glasgow.

Pela primeira vez em dois anos de voos de baixo custo, aconteceu-me uma coisa maravilhosa ao sair do avião - apanhei chuvinha em cima! Pensei na altura: "vou ter que comprar pela primeira vez em... sei lá, 10 anos?... um chapéu de chuva!". Mais tarde vim a descobrir que o chapéu de chuva é para os fracos, aqui na Escócia homem que é homem com O grande não usa disso, prefere ensopar!
Mas como eu nunca fui dessas coisas, comprei e muito bem um chapeuzinho daqueles que se dobram, pequeninos e engraçados cabem em todo o lado!!
PS: "não esquecer de comprar um kilt a condizer!"

Mais informação da Escócia que geralmente não chega aos países mais a sul, incluindo Inglaterra: na Escócia o pessoal usa kilts, sim senhores, mas não por hábito - este pessoal usa o kilt assim como nós em Coimbra usávamos o traje universitário durante os tempos de estudante, isto é, em ocasiões especiais, tais como casamentos, baptizados, jantares especiais, etc etc
Para além disso, cada nome de família tem uma trama e cores específicas, pelo que se pode distinguir num casamento o pessoal de um e outro lado da família, por exemplo.
O Darran disse-me que eu deveria comprar um kilt um dia destes, eu perguntei assim com aquela curiosidade natural de Português qual seria o trama e a cor para a família Lourenço... "bem, existe uma trama específica para os estrangeiros!"
Não me consegui escapar com esta, por isso provavelmente terei que comprar um kilt um dia destes! Uma pergunta assalta-me a mente neste momento: será que terei que depilar as pernas para ficarem mais parecidas com as dos tipos deste lado? eheheheh

Ok, vamos às fotos que se faz tarde!


Aqui estão algumas na zona Oeste da cidade (West End), conhecida como a zona mais requintada:




Mais tarde colocarei mais fotos desta zona, quando tiver algumas melhores.

Há uns dias atrás fui almoçar com a Iza perto do local onde ela está a trabalhar desde que chegou, bem no centro da cidade.
Aqui estão umas fotos de lá e da volta que fui dar em seguida até chegar a casa.























Estas fotos foram tiradas em sequência desde o centro da cidade, com prédios mais altos, passando por um parque no centro da cidade em que se pode ver ao fundo a Universidade de Glasgow (o edifício com os pináculos), até chegar a West End. No centro da fotografia anterior aparece a janela do quarto onde ficámos durante a primeira semana em Glasgow.
Nessa noite fomos até à rua principal, que se pode ver na foto abaixo:

2 comments:

Cueca do Bonga said...

Grande jony, quando posso ir ai para me apresentares isso?? :) mas nada de Kilt para mim...ainda tropeço sem querer...:)
grande abraço

Sandra Caldas said...

lindo....