Thursday 10 April 2008

Pequenas curiosidades

Desta vez, mais paleio, menos fotos!


Dentro de uns dias fará 3 meses que cheguei à Escócia! Deu para conhecer um pouco do país e das pessoas, alguns lados bons, outros maus...


Aqui fica um relato de algumas curiosidades que encontrei por cá, que apenas se tornam curiosas para quem vem de uma realidade diferente, caso contrário seriam comuns! Simplificando, aqui vão algumas comparações:

- A nível tecnológico, digamos internet e telecomunicações, as coisas por cá estão sinceramente atrás de Portugal! Foi a principal diferença que notei, aqui vão as curiosidades

- os preços da internet são mais ou menos os mesmos de Portugal, mas as velocidades são um pouco inferiores

- os telemóveis são mais caros, embora haja mais operadores logo mais competição! Como há mais escolha de tarifários, é possível que as coisas fiquem mais ou menos ao mesmo preço ou até mesmo mais baratas! Eu tenho um tarifário que me possibilita telefonar para redes fixas portuguesas bastante barato, mas se telefonar para outros telemóveis, seja Reino Unido ou Europa, fica muito mais caro.

- não dá para aceder ao saldo a partir da maioria dos telemóveis através de mensagem. Por vezes é preciso telefonar e paga-se por isso

- a única forma de não pagar para saber o saldo no meu operador é telefonando da rede fixa para um número. Visto que eles não pedem nenhuma password, toda a gente pode saber o saldo que outra pessoa tem no telemóvel!

- As caixas ATM, a que nós chamamos Multibanco, não permitem fazer quase nenhuma operação para além de levantar dinheiro e saber o balanço. Em Portugal podem-se pagar compras, multas, carregar o telemóvel, internet, etc etc etc

- É frequente encontrar caixas ATM que cobram para levantar dinheiro de cartões de débito, algo que não acontece em Portugal

- Relativamente aos serviços públicos, são bem melhores que em Portugal! As coisas são bem pensadas e funcionam de uma forma eficiente. É esta a minha impressão geral

- O privado aqui está atrás! O pessoal que atende aos balcões dos bancos ou por telefone, seja banco seja outra empresa qualquer, é geralmente muito amador e não sabem quase nada. Um entre muitos exemplos: aqui na empresa existe uma pessoa responsável pelos recursos humanos, à qual perguntei há uns dias atrás, por curiosidade, de que forma era calculado o meu salário. Queria no fundo saber que percentagens seriam retiradas do meu ordenado bruto. Ela não sabia porque apenas contava as horas que cada trabalhador fazia e passava-as a uma pessoa responsável pelos ordenados numa outra empresa, especializada nisso. Telefonou a essa pessoa e surpresa: também ela não sabia como fazer os cálculos! Ou seja, o computador aceitava a carne e debitava as salsichas, se for preciso confirmar o processo não dá porque os responsáveis não o sabem!

- Este pessoal não tem Bilhete de Identidade! Usam a carta de condução como BI... e quem não tiver carta de condução?? Têm que tirar um passaporte para provar a identidade dentro do próprio país! É cómico!

- Muitos estão contra ter um bilhete de identidade único, que irá em breve ser implementado em Portugal. Dizem que é mau que a informação esteja toda junta, etc. Ora as entidades públicas já têm acesso a essa informação, trata-se apenas de ter menos peso na carteira com um cartão apenas. Mas mesmo assim acham que não!

- Em Portugal, recentemente, há pequenas coisas do público que não são más como por exemplo as lojas do cidadão! Aqui, percorre-se a cidade toda para se poder aceder aos vários serviços!

- 90% dos anúncios na televisão são acerca de sites para comparar serviços, empresas e produtos, principalmente seguros, combustíveis, lojas, etc etc. Existem vários que anunciam empréstimos para pagar dívidas de outros empréstimos!

- Os jornais mais conhecidos têm a “miúda da terceira página”. Todos os dias lá vem uma miúda em top-less e a cores logo ao abrir o jornal. Algo como acontece com uma das revistas em Portugal, não sei qual, talvez a caras ou a tv guia, se é que ainda existe :p Alguns dos jornais mais conhecidos por cá estão muito ao nível dos piores em Portugal, com muita coscuvilhice!

- Aconteceu com o português lá de casa que quando ele foi ao seu banco, perguntou se poderia ter um empréstimo, ao que lhe responderam “não!”. Mas porquê? “Porque não!”. Aqui por vezes o “porque não” é resposta! Chamado o gerente, a resposta foi já bem diferente: “porque não dá!” Porque? “Porque não é possível!” :p

- Autoestradas - por muito que digam que não, as de Portugal são as melhores em que já andei - e já andei na Alemanha, Itália, Holanda, República Checa, França, Espanha, Polónia e agora Reino Unido. Pena que sejam caras, em Portugal. Por aqui, as equivalentes aos IPs, ICs e municipais são melhores. Quanto mais pequena a estrada, melhor é!

- Comida! Este pessoal não sabe o que é comida! Os restaurantes bons têm comida muito boa, mas são 2 vezes mais caros que os melhores restaurantes em Portugal. Relativamente ao dia-a-dia, é para esquecer. O almoço é na secretária do escritório ou então tem-se uma hora para sair daqui e ir até um qualquer quiosque comer algo duvidoso. Nada de restaurantes com comida de prato. Tive mesmo muita sorte em encontrar um Português por cá, assim sei que tenho sempre um jantar de qualidade porque cozinhamos todos os dias à vez.

- Não existem pratos típicos! Existem tantos emigrantes que uma revista considerou que o prato típico do RU é “chicken tika masala”, que como se vê pelo nome não é inglês! Não acreditam que um bife na grelha com um pouco de sal pode ser do melhor que um homem pode comer! Se não for frito e tiver uns cremes ou natas, não gostam, ou pensam que não gostam sem nunca terem provado!

- Têm peixe fresco, do oceano, mas não sabem que pode ser grelhado. Geralmente fritam e comem com batatas fritas. Saudável!!!

- O jogo é comum! Existem vários casinos em Glasgow e várias casas com slot machines. É legal apostar em corridas de cavalos. Existem imensos sites de jogo na internet. Quando os anúncios na televisão não são acerca de empréstimos e seguros, são de jogo! Existe um em que uma senhora está a cozinhar para o marido, que está na sala a ver televisão. Ela farta-se, vai à net e põe-se a jogar. Logo ali a vida dela muda do aborrecimento para a emoção! Lol

- A engenharia é um tanto ao quanto... falível! Um exemplo: construíram uma ponte de estrutura metálica perto de Edinburgo há cerca de 40 anos, muito parecida com a ponte 25 de Abril (que por sinal é mais antiga). Esta ponte está degradada a ponto de não a conseguirem recuperar. Ainda está em funcionamento mas tem sensores a monitorizar 24 horas por dia para ver se ela não entra em colapso. Estimam que tem poucos anos de vida, depois terão que a demolir e construir outra.

- Uma outra ponte, desta vez mais nova – perto do centro de Glasgow, entrou ao serviço há cerca de 1 ano. Ao oitavo mês, um dos tirantes partiu e tiveram que fechar a ponte. Isso aconteceu pouco depois de eu chegar em Janeiro, ainda estão a reparar e dizem que não deverá ficar pronta antes do Outono! Mais uma vez o privado foi bom e inteligente, fez um contrato concepção-construção, por isso foi uma empresa apenas a fazer tudo. Assim não há problemas em saber quem é o responsável pelo problema. Um pensamento: se isto acontecesse na ponte Rainha Santa em Coimbra, não consigo imaginar que ela voltasse ao serviço! Isto porque não houve uma mas sim três empresas envolvidas... só no projecto! E mesmo assim deu tanga, foi preciso alterar o projecto, etc etc. A isto ainda se adiciona a empresa que construiu. Demoraria uma eternidade até que descobrissem de quem foi a responsabilidade, se metessem nisto os tribunais ainda mais tempo demoraria! No final, quem teria que pagar tudo seriam os contribuintes enquanto que a ponte estaria fechada anos, imagino!

- Vão implodir em breve 2 blocos de apartamentos perto de onde vivo. Estes blocos foram construídos à cerca de 20 anos. Em Portugal a duração dos edifícios costuma ser de cerca de 40 anos, em média. A diferença não se deve ao clima, mas sim à qualidade da construção.

- Existe na Escócia uma elevada taxa de ileteracia... nas camadas mais jovens! Muitos putos não fazem nada o dia todo porque os pais não têm dinheiro para os pôr na escola ou porque simplesmente não se preocupam. Entre os ciganos que existem em Portugal e estes tipos aqui (a quem chamam Neds), prefiro os ciganos – pelo menos estes não andam pelo meio da cidade com garrafas de vinho barato na mão e a berrar uns com os outros em vez de falar. Melhor dizendo: falam a berrar!

- Talvez por causa dos Neds... existem vidros partidos no chão em qualquer lado a que vá! Mesmo saindo da cidade em direcção ao campo, há sempre uma garrafa partida aqui e ali. Vê-se bem que não são estilhaços de para-brisas nem de qualquer outro vidro.

- O pessoal por cá parece um pouco mais velho que os Portugueses, principalmente de cara. Penso que se deve principalmente a não cuidarem devidamente da pele, vão para o sol no verão e ficam vermelhos no primeiro dia, mas mesmo assim continuam a ir à praia o resto dos dias – é uma cena que se repete anualmente no Algarve! Existe no entanto mais preocupação em manter a linha, pelo menos comparando com Portugal. É frequente ver muita gente a correr na rua e os ginásios estão sempre cheios ao final da tarde. Existem por aqui mulheres nos seus 40s que de costas parecem mesmo ter 20!

- Muitas das caxopas que não foram à praia ou não ficarem suficientemente bronzeadas usam produtos para escurecer a pele. Muitas pintam o cabelo de um loiro quase branco. É giro vê-las na rua com as suas caras de porquinho com o narizito pequenito, todas com um todo de pele alaranjado que é mais escuro que o cabelo! Não é algo frequente de encontrar, mas vê-se!

- Têm esquilos e corvos e muitos pássaros que se fartam de cantar e que não existem em Portugal J

- Muita gente passeia o cão na rua, à semelhança do que se passa em Frankfurt

- Existem imensos bares que eram igrejas. Alguns têm no primeiro andar um palco para o teatro e costumam ter peças assiduamente. Um deles tem uma modalidade em que uma pessoa lá vai à hora do almoço, senta-se numa mesa na plateia e enquanto vê o teatro é servido e almoça. São teatros de meia hora, tenho que experimentar!!

- É incrível a quantidade de pessoal mais velho (30s - 50s) que sai à noite. Aqui os bares fecham à meia noite ou 1h, as discos não sei porque ainda não fui :p

- Preços e ordenados: os ordenados são em média o dobro de Portugal, os preços da comida 1,5x mais, estadia quase 2x mais, restaurantes 1,5x mais, electrónica aproximadamente a mesma coisa, transportes depende... há tanta oferta que pode ser mais barato ou muito mais caro!


São estas as principais diferenças que me lembro agora do pé para a mão.


Em breve colocarei umas fotos do último fim-de-semana, por isso não percam o próximo episódio porque nós... também não!!!


:)



No comments: