Monday 10 November 2008

Volta à ilha de Skye

20 e 21 de Agosto, apenas alguns dias depois da volta de mota até ao Sul da Escócia, recebi um convite: "que tal irmos de carro até Skye, com os meus tios?"
Pareceu-me boa ideia! Tinha planos de lá ir de mota, mas ir de carro não impedia que eu lá voltasse mais tarde em duas rodas, desta vez com conhecimento do local e podendo visitar as zonas mais interessantes!

Saímos na Quarta-Feira, 20 de Agosto, cedo de manhã.
O plano era demorar um dia para chegar a Skye e outro dia para voltar, sempre por estradas diferentes para se visitar mais do país.

Parámos no Loch Lomond, ainda perto de Glasgow, para mostrar a paisagem ao pessoal que estava na Escócia de passagem.


Passámos pelo meu vale preferido das redondezas por indicação minha :)


...embora com um dia nublado não seja tão interessante!


Mais à frente parámos no castelo de Inverary



Ponte na foz do Loch Etive - sim, isso quer dizer que alguns lochs têm foz, isto é, são abertos, com ligação ao mar, logo têm marés. Existem outros lochs, como o Loch Lomond ou Loch Ness, que são fechados, logo sem marés e com águas mais calmas.


Castle Stalker


Chegámos a Fort William à hora do almoço. Infelizmente o tempo não ajudou a ver o topo da montanha mais alta do Reino Unido, o Ben Nevis. Fort William é uma vila localizada no sopé deste monte, que se ergue 1344 metros desde o nível do mar (em Fort William) até ao seu cume.


Continuámos caminho, com algumas paragens para esticar as costas!



Até que as paisagens típicas das Highlands começaram a aparecer...


Até que entrámos no vale das "cinco irmãs" - 5 cumes seguidos localizados à direita da estrada


A estrada estava um pouco escorregadia, o que me deu uma oportunidade para ser o fotógrafo de serviço :p


Ao fundo o Eilean Donan Castle, um dos castelos mais conhecidos da Escócia



Entrámos finalmente em Skye, o tempo não melhorou, pelo contrário, foi ficando pior à medida que avançámos para norte. Quase chegados ao norte da ilha (que tem uns 60 kms de extensão), parámos junto a um precipício, que teria uma vista bastante melhor num dia solarengo!


Ficámos numa pousada "no meio do nada"! Mesmo assim interessante e com pessoal fixe! ;)


Os portugueses tinham que se por a cozinhar, claro está!





Na manhã seguinte, do lado de fora da pousada a vista era a seguinte (clicar para ampliar)


Continuámos caminho





Até que finalmente o tempo começou a melhorar!











Portree, uma vila pituresca!



Voltámos pela mesma estrada, valia a pena rever as paisagens do dia anterior com sol.






Não muito longe de Glasgow e já de noite passámos por Glen Coe, um vale que pareceu impressionante apesar de já estar escuro.


Foi uma viagem boa, com uma companhia óptima e tempo péssimo (ocasionalmente bom!)

Fiquei com vontade de voltar à ilha de Skye de mota, num dia solarengo, dessa vez com a vantagem de poder parar sempre que quiser tirar uma foto :)
Relativamente a Glen Coe, não demorou muito até eu lá ter ido de mota, por isso não percam as actualizações!!

2 comments:

Ana Filipa said...

Uau, que paisagem! Realmente as fotos anteriores das Highlands já me tinham interessado imenso, mas agora estou mais que curiosa!
Espero um dia poder andar também a passear por aí... Deve ser uma sensação, deveras deliciosa!
E espero poder fazê-lo contigo! Já tenho saudades!
Vemo-nos dentro de um mesinho! ;) Can't wait!!
Beijo**

Thomas said...

Tenho muita vontade de conhecer a Escócia, e acho que isso foi desde o dia em que vi foto de um Castelo escocês. O país é simplesmenete lindo. Quem sabe eu descubro um ascendente celta por aí.