Friday 30 May 2008

Couchsurfing

Permitam-me que vos fale de um site que me parece muito interessante: www.couchsurfing.com
Basicamente, consiste num site onde as pessoas se podem registar e indicar se têm em casa algum sofá/cama disponíveis para poderem receber pessoas. Quem quiser visitar um local, qualquer local no Mundo inteiro (incluindo Antártica), pode procurar nesse site os membros que existem nesse local e, depois de ver pelo perfil e os comentários de outros utilizadores se essa pessoa é porreira e boa anfitriã, enviar um e-mail a perguntar se lá pode ficar e esperar pela resposta. À partida pode parecer arriscado, mas existem vários mecanismos para minimizar o risco, tais como registar a morada – a pessoa que me receber fica mais assegurada se tiver a certeza de que aquela é a minha morada, se eu fizer estragos ela sabe sempre onde me encontrar! Depois também existem os comentários deixados por outros membros – é menos provável que eu seja um azeiteiro se muitos utilizadores me descrevem como uma pessoa bacana! :p


A partir deste site descobri a minha primeira experiência CS - uma festa em Edinburgo. Pensei que seria o ideal para me iniciar no surf dos sofás, porque é longe o suficiente para ser algo exótico mas perto o suficiente para voltar para casa se eu não gostasse do ambiente.

Disseram-me para chegar a partir das 18h, cheguei às 20h15m e fui o primeiro! Afinal não é só em Portugal que o pessoal se atrasa, não é só em Coimbra que se aplica o quarto de hora académico.

Relativamente à festa em si, foi uma noite óptima em que conheci pessoas espectaculares, aventureiras como eu ou mais. Foi uma festa que se prolongou por um fim-de-semana inteiro, até deu para ficar a conhecer melhor a cidade durante o dia.
Não levei o maquinão comigo, nunca se sabe como vai ser uma festa com pessoal desconhecido!

No entanto tirei fotos na segunda festa a que fui na semana seguinte, desta vez em Glasgow! O mote foi ver o festival da Eurovisão.
Parte do pessoal que lá estava já tinha ido à festa de Edimburgo. Embora fossem poucos, não conhecia a maior parte. Foi giro ter cada nacionalidade a suportar o seu país, estavam lá representados: Portugal, Espanha, França, Itália, Rússia, os Canadianos e Americanos apoiavam os que não estavam representados ;)

Acabou a Eurovisão, os russos saltavam de orgulho, não, não são russos daqueles que emborcam vodka para comemorar, estes nem sequer gostavam, a festa começou, eu a pedir para jogar twister mas não havia, bora a fabricar um que nem é difícil! Depois veio música, toda a gente a dançar mesmo sem saber como, depois a minha brilhante ideia – vamos ao limbo! Ainda hoje, quase uma semana depois, as minhas costas estão a recuperar, mas o que vale é que foi uma das melhores festas de sempre!!! Nunca tinha visto tanta empatia entre o pessoal que mal se conhecia ;)

O post já está grande, aqui ficam as fotos, que valem mais que mil palavras!
http://eurovision08.home.sapo.pt


Relativamente ao Couchsurfing, a informação está transmitida, por isso os aventureiros que comecem a experimentar! É possível uma pessoa juntar-se a vários grupos, muitos deles por cidade. Coimbra até que tem muita gente, embora não me pareça ser muito dinâmico. Convém apenas saber falar um inglês razoável!

1 comment:

graca.martins said...

Gostaria de ter estado contigo nessa festa, ontem estive noutra que adorei e deu para recordar 30 anos de vida académica.
continua a divertir-te e a aproveitar a vida.
beijos sem fim de quem te adora